sexta-feira, outubro 15, 2021

Cinquenta Anos é Pouco Tempo...


Olho para o nosso País e reparo como cinquenta anos é pouco tempo...

É verdade que Portugal cresceu muito. Uma das coisas mais visíveis é a melhoria da qualidade de vida das pessoas. Quase que se erradicaram as barracas, de Norte a Sul. A educação e a saúde tentam chegar a todos.

Onde pouco mudou foi na pequenez mental, no cinismo e no egoísmo de algumas pessoas, que fazem tudo para se perpetuarem no poder. Pouco preocupados com os outros, fazem apenas o que é melhor para eles, é por isso que lutam com todas as suas forças para manter o velho sistema desigual de "castas". 

Durante algum tempo cheguei a pensar que eram as pessoas que continuavam a ter medo de se sentirem cidadãos iguais, tanto nos direitos e nos deveres. Ingenuidade minha.

Voltando à minha primeira frase, onde se nota mais que meio século é pouco tempo, é na justiça (tribunais), na segurança (polícias) e na religião (igreja católica), onde permanecem bem vivos os velhos hábitos de estar quase sempre ao lado dos "mais fortes", como se a sua principal função fosse  manter bem visível a linha que separa o "mundo dos ricos" e o "mundo dos pobres". E com tantos "guardiões" do tempo velho, dificilmente nos conseguiremos sentir como iguais, mesmo que tenhamos uma das constituições mais avançadas do mundo...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


4 comentários:

  1. Bom dia
    Acho que o tema em si , é de extrema importância , e no ultimo parágrafo diz bem a realidade do que se vai passando nas ultimas gerações , muito embora o desenvolvimento na qualidade de vida dos portugueses nos últimos cinquenta anos.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Perdemos muito nos últimos dez anos, Joaquim.

      E continuamos a perder, todos os dias...

      Eliminar
  2. Não lhes interessa, perder regalias.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E tem as suas razões, Elvira.

      Nunca houve tantos pobres no nosso país, desde Abril...

      Eliminar