segunda-feira, outubro 25, 2021

O "Cinema-Verdade" e o "Cinema-Mentira"


Gosto de ler o João Lopes no "Diário de Notícias", especialmente quando fala de cinema (tal como gostava do Manuel S Fonseca na revista "E", mesmo que este usasse um registo mais descontraído...).

Comungo das suas preocupações em relação ao cinema de qualidade, que vai perdendo público todos os dias porque os filmes de super-heróis, feitos no computador, quase sem história, com efeitos especiais cada vez mais próximos da banda desenhada infantil e juvenil, onde tudo é possível, são publicitados em todo o lado.

Não há como fugir da realidade, o "cinema-mentira" está a bater aos pontos (quase por KO) o "cinema-verdade". E não vale a pena dizer "maldito dinheiro", porque ele consegue comprar quase tudo e quase todos...

São cada vez menos os que vão ao cinema para ver uma boa história com bons actores, que os faça pensar na vida... Porque o cinema já quase não é para eles. A maior parte das fitas são para acompanhar com pipocas e viver noutros mundos, para lá de Marte, onde a diversão procura ir cada vez mais longe na violência  e nos desafios irreais protagonizados pelos actores quase de plástico.

E por hoje ser segunda-feira, lembrei-me que este foi durante  alguns anos, o dia dos "amantes de cinema"...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


2 comentários:

  1. À 2ª os bilhetes eram mais baratos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois eram, Rosa, e os amantes de cinema, não faltavam...

      Eliminar