sábado, março 13, 2021

Defender a Legalidade e a Transparência


Dediquei dois textos à "indefinição" profissional que existe em quase todos os sectores da Cultura, por sentir que ela abarca, em simultâneo, as profissões mais desprotegidas e também os sistemas de acesso profissional mais abertos. Vou dar dois exemplos do que acontece actualmente: para alguém entrar numa telenovela, basta ter um "palminho" de cara e ser convidado, o talento ou o conservatório, passam para segundo lugar. O mesmo se passa com qualquer cantor. Basta ele decidir que quer cantar e aí temos nós mais um "artista da tv e cassete pirata", colocado no mundo.

Tudo isto para dizer que o que está acontecer no futebol, com Ruben Amorim, não tem qualquer comparação com a Cultura, porque neste desporto as coisas estão bem legisladas em relação à profissão de treinador. Mas mesmo assim há sempre alguém que "fura as regras" (os dirigentes continuam a achar que "podem fazer tudo", até contratar treinadores sem habilitações...), com a conivência das instâncias superiores. 

Numa primeira análise, quase todos temos a tentação de ficar do lado de Ruben Amorim (por ele ser muito bom...) e do Sporting. Mas as coisas não são assim tão simples. 

Eu percebo quais são os objectivos da Associação de Treinadores de Futebol em todo este processo: ela pretende acabar, de uma vez por todas, com as ilegalidades cometidas por alguns dirigentes, que contratam treinadores sem a formação adequada, como adjuntos, embora toda a gente saiba que serão eles os técnicos principais das suas equipas...

Embora se trate de uma acção pouco popular, e o Ruben Amorim esteja a ser usado como "bode espiatório", a Associação de Treinadores apenas pretende tornar o futebol mais transparente, acabar com algo a que os órgãos de decisão da Liga e da Federação têm fechado sistematicamente os "olhos". 

Claro que esta Associação podia, e devia, ter agido há muito mais tempo (estas "chico-espertices" duram há pelo menos uma década) e não ficar à espera que um excelente técnico, mesmo "não habilitado" - e sem uma equipa de "milhões" -, esteja cada vez mais perto de ser o próximo Campeão Nacional.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


9 comentários:

  1. Era bom que tivessem cursos todos os anos não? Não entendo nada de futebol e não costumo comentar nada que a ele diga respeito, mas ouvi há dias na TV que os cursos de passagem de nível são como os jogos olímpicos de 4 em 4 anos. Não sei se é ou não verdade, mas se assim é como se pode querer deixar os profissionais sem trabalhar durante tanto tempo?
    Abraço, saúde e bom fim de semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quem determina o número de cursos que se realizam é a UEFA, Elvira.

      E o normal em qualquer profissão não é começarmos no topo, o futebol não deve ser diferente. Não deviam existir treinadores a começar a sua carreira na Primeira Divisão.

      Eliminar
  2. Bem observado essa "cena" das telenovelas. Há atores e atrizes que são representados por agências de modelos....

    Quanto ao Rúben Amorim não sei do que estás a falar. E, confesso, também não é um assunto que me interessepor aí além. Contudo, não me parece que um clube como o Sporting vá contratar um treinador que não o é. E ele não esteve no Braga antes?
    Olha, o que me espanta é que ninguém ainda tenha vindo a público falar da audiência do nosso Presidente com o Papa, sem máscara e sem distanciamento social, enquanto todo o país está confinado e eu não vejo o meu pai, que está num lar, desde Janeiro porque não posso mudar de concelho aos fds, que é a única altura em que o posso ver.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas o Ruben Amorim é treinador, Maria. Não tem a a habilitação (o curso) que é exigida para treinar um clube na primeira divisão.

      O Papa e o Marcelo já devem estar vacinados. Mas o exemplo (nem que fosse para o filme e fotografia era importante...).

      Eliminar
  3. Espera aí: então o homem é treinador de um clube, dos chamados grandes, e não tem o curso?! E o Varandas foi nisso?! Estranho!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Maria, ele tem curso, mas não com o nível que é exigido.

      O Varandas foi nisso porque já existiam mais casos. Aliás, ele foi contratá-lo ao S. Braga, da Primeira Divisão, ou seja já estava em incumprimento no Braga (e ninguém processou o Braga...). Há aqui dualidade de critérios...

      Eliminar
  4. Ó meus caros e caras amigas, especialmente para aqueles(as) que não acompanham o futebol, o problema aqui não é o Ruben Amorim, o problema aqui é o SPORTING...o SPORTING (ir em 1°lugar); mas não é só o Amorim, é o Palhinha é o Feddal é o Coates e por aí fora; por alguma coisa o SPORTING não é campeão há 20 anos e com grandes grandes equipas (Figo, Balakov, Ronaldo, Quaresma etc etc)...isto tem muito que se lhe diga...e agora há o VAR e as roubalheiras já não podem ser tão descaradas.

    E isto é factual!!!!

    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Severino, o único ponto em que estou de acordo contigo, é com o facto do Sporting ir em primeiro. Provavelmente se estivessem em 3.º ou 4.º ninguém se metia com o Ruben.

      A Associação de Treinadores deveria pressionar a liga a não aceitar situações como esta (estão na mesma situação o Silas e o Luís Freire), mas no começo da época, e não a meio, e quando o Ruben é primeiro classificado (só fica mal à própria Associação...). Mas é uma ilegalidade que tem sido ultrapassada com a "habilidade" de arranjar um "treinador fantoche", para usar a braçadeira e estar no banco a fingir que é treinador principal.

      Eliminar
  5. Sem dúvida que o Ruben Amorim, e não só, estarão a "ultrapassar "legalmente"" a lei, mas isto não é de agora, já vem de há uns largos anos e continuou a permitir-se as inscrições de muitos outros treinadores (Sérgio Conceição, Silas e muitos mais, e aceites pelas entidades competentes).A inscrição do Ruben Amorim foi aceite sem qualquer restrição, como foram a dos outros, e toda a gente sabia que era para treinador principal.

    Eu não questiono a "manhosice" o que questiono é o timing pois foi preciso o SPORTING estar em 1°.para se vir agora gritar aqui d'el rei - daí eu dizer e creio que não haverá nenhuma dúvida o problema não é o Amorim é, repito, o SPORTING ir na frente (com justiça e com um avanço inimaginável para os que há 20 anos nos andam a enganar); todos os dias levantam processos ao SPORTING
    - pensaram que continuavam a ser favas contadas mas esqueceram-se do VAR...distrairam-se e acordaram demasiado tarde.

    Ó Luís, clubismos àparte todos sabemos que é assim.

    E contra factos não há argumentos!
    Claro que os meus óculos são verdes mas a evidência é tão grande que nem precisava deles (óculos).
    Saudações Leoninas

    ResponderEliminar