domingo, janeiro 31, 2021

«A culpa não pode morrer solteira»


É em alturas como a que estamos a viver que ficamos a perceber que há demasiadas pessoas a exercerem funções governamentais e institucionais, sem a devida capacidade profissional e humana. Além de não serem competentes, não são responsáveis, muito menos justos ou solidários.

Acabamos todos por ser vítimas destes "elefantes", que passam os dias a "partirem louça", umas vezes sem terem a mínima ideia do que estão a fazer, outras, para mal dos nossos pecados, a saberem bem demais o que fazem, deixando que os seus interesses pessoais se sobreponham aos colectivos.

Estou convencido que isto só mudará quando os partidos (todos...) deixaram de funcionar como "agências de emprego", colocando os "seus" em funções onde a competência e a seriedade deviam estar acima da velha desculpa esfarrapada a que chamam: "confiança política".

Em grande parte é isto que explica a falta de planeamento e de prevenção dos nossos governantes, assim como a sua inacção, e claro, os demasiados atropelos ao que entendemos por senso comum, sem esquecer o compadrio e o amiguismo, que os leva tantas vezes a "fecharem os olhos" a problemas que nos afectam a todos, na saúde, na educação ou na justiça.

Sei que esta pode não ser a altura certa para se fazerem mudanças, mas num país normal, os ministros da administração interna, da justiça e da saúde, já tinham pedido a demissão e sido substituídos.

Como uma vez disse um ministro ao pedir a demissão: «A culpa não pode morrer solteira.»

(Fotografia de Luís Eme - Setúbal)


6 comentários:

  1. Não pode mas continua a morrer sozinha e esquecida!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É muito triste a falta de responsabilidade e de seriedade desta gente que governa e que está na oposição, Rosa.

      (mesmo que não queiramos concordar com o "populista", os outros políticos passam a vida a oferecer-lhe "trunfos"...)

      Eliminar
  2. Sim, os partidos funcionam como agências de emprego. E depois dá nisto: gente mal preparada a governar... A culpa continuará a morrer solteira por este andar.
    Cuida-te bem, meu Amigo.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As pessoas querem é cargos e dinheiro, Graça.

      Uns são capazes de aceitar a chefia de algo que nunca ouviram falar, sem pensarem nas consequências futuras dos seus actos. Outros, sabem muito bem o que fazem, mas primeiro estão os seus interesses pessoais, só depois é que vêm os colectivos...

      Eliminar
  3. Mas que culpa? Em Portugal nunca há culpa de coisa nenhuma e se por acaso algum dia se encontrar alguma, ou foi o porteiro, ou o eletricista.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois, arranja-se alguém, se for mesmo necessário, inevitável, Elvira...

      Eliminar