segunda-feira, fevereiro 01, 2021

A Beleza de Alguns Livros...


Há livros que se destacam logo às primeiras pela sua beleza exterior. O bom gosto do autor e do artista gráfico dão nas vistas, muito antes de conhecermos as suas palavras.

Foi o que aconteceu com "As estradas são para ir", da autoria da Márcia, essa mesmo das músicas, que escreveu, pintou e cantou... sim, o livro tem poemas, textos, canções e muitos desenhos coloridos, que fazem com que o livro se transforme quase num objecto de culto.

A última vez que os meus olhos ficaram agradados com um livro, ao ponto de exclamarem: "Que Coisa Bonita!" (ainda antes de conhecer as palavras...), foi com "a permanência da memória dos dias de sal" da Isabel Pires.

Felizmente as palavras acompanham a beleza exterior, em ambos os livros...

(fico sempre a pensar, um dia também vou fazer "um livro bonito"...)


4 comentários:

  1. A capa é bonita, o título também, as palavras que no livro acontecem, acreditando no bom gosto do dono do Largo, também o serão.
    Ele saúda as coisas bonitas que acontecem e amenizam o cinzento e o negro do nosso (sobre)viver.
    E neste primeiro dia de Fevereiro, «o mais ignorado dos meses», como escreveu a Patti Smith, ele sente-se quase feliz porque recuperou o velho computador que lhe permite esmagar o silêncio, mas reconhece, nestes dias em que não o teve, a tristeza de ter verificado que as palavras já não saem tão bem, tão simples… e isso deixa-lhe um travo amargo… a quê?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É, Sammy, sabe bem descobrir coisas bonitas, neste Inverno do nosso descontentamento, que se estica no tempo...

      Eliminar
  2. E eu vou querer.
    Abraço, saúde e boa semana

    ResponderEliminar