domingo, janeiro 17, 2021

"Já não se trata de ter medo, mas sim de respeitar os outros"


Sei que o primeiro confinamento resultou porque existia bastante "medo". O covid 19 era uma doença nova e se no nosso país não existiam casos muitos dramáticos, as imagens que chegavam de Espanha e de Itália, eram mais que suficientes para nos assustar... Até por todos sabermos que o nosso Serviço Nacional de Saúde não nos oferecia mais garantias que o destes dois países europeus...

Dez meses depois voltamos a um novo confinamento, num cenário completamente diferente. Se por um lado há mais conhecimento e mais protecção (as máscaras existentes eram diminutas e por isso não eram obrigatórias no começo da pandemia assim como o álcool desinfectante...), por outro, o convívio com esta pandemia - e com várias medidas contraditórias das autoridades -, provocou cansaço e indiferença na população.

Nem mesmo os números assustadores dos últimos dias têm evitado comportamentos demasiado descontraídos, como os que foram notícia nos telejornais com demasiadas pessoas a passearem de manhã e de tarde no paredão de Cascais rente ao mar, muitas delas sem máscara e sem cumprirem o distanciamento obrigatório (pratica que deve ter sido comum a mais zonas costeiras...). 

Mas temos mesmo de mudar o nosso comportamento. "Já não se trata de ter medo, mas sim de respeitar os outros".

Se não conseguimos respeitar todos aqueles que estão diariamente na "linha da frente", confrontados com cada vez mais casos e piores condições de trabalho, que tenhamos pelo menos respeito por todos aqueles que convivem connosco, diariamente.

(Fotografia de Luís Eme - Costa de Caparica)


6 comentários:

  1. É isso mesmo. Quando não for por nós temos que respeitar os outros.
    Abraço, saúde e boa semana






    ResponderEliminar
  2. Como é que as pessoas não entendem isso é que surpreende. Respeitar os outros. Ajudar os profissionais de saúde neste grave momento. Protegermo-nos a nós e aos outros. O que é que as pessoas querem afinal? O que é preciso mais dizer para que entendam?
    Protege-te, meu Amigo Luís.
    Que tenhas uma boa semana.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também me faz muita confusão, Graça. Apesar dos números diários, há quem se deve achar "imortal"...

      Eliminar
  3. No meu prédio, os vizinhos do 2° Dto sobem e descem a escada sem máscara e em grande galhofa. O do 2° Esq tem 90 anos e tb não usa máscara. Diz que é rijo!
    Na cave, os homens das obras tb não usam máscara. É um regabofe!

    ResponderEliminar