sábado, janeiro 30, 2021

Precisamos Mais do que um Polícia em Cada Esquina...


Não estou a falar das ruas, embora ontem dois polícias provocassem alguma agitação na minha rua sossegada, ao perseguir meia-dúzia de miúdos de cor, que "ocuparam" o polidesportivo ao ar livre que fica no final da rua das traseiras, para fazerem o que mais gostam, jogar à bola.

Eles tentam fingir que está tudo normal, não usam máscaras nem distanciamentos entre eles. Talvez se desculpem com o facto de estarem ao ar livre... mas nem é sobre eles que quero falar (muito menos sobre os imbecis que se fecham dentro de restaurantes aos magotes).

É sobre a decisão governamental de tornar mil políticos prioritários na vacinação contra o vírus... Talvez seja uma medida profilática para evitar que os muitos "chico-espertos" com cartões partidários dos dois partidos do costume - que já começaram a usar os seus cargos e o "poder" para se colocarem à frente da fila, deixando para trás os que estão no terreno a cuidar dos doentes - sejam apanhados na curva. Ou seja, é uma forma de "validar" o caciquismo praticado pelos "calixtos" das cidades, vilas e aldeias deste pobre país, que continuam a achar-se acima de todos os outros, e até da própria lei.

Sinto vergonha desta gente, cuja falta de carácter e de dignidade, faz mais pelo crescimento do populismo no nosso país, que qualquer discurso do pseudo-líder da extrema direita.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


7 comentários:

  1. Penso que alguns destes abusos têm sido provocados pelos decisores locais!
    Eu confio no SNS e no meu médico de família.
    Quanto aos miúdos, fazer o quê? Não deve ser fácil estar confinado e só querer dar pontapés...numa bola! :)
    Os outros são anormais.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Podem ser erros de decisores locais, pouco competentes e pouco sérios, Rosa, que deviam ser demitidos e responsabilizados, até criminalmente, quando se justifica (o que como sabemos raramente acontece).

      Sei que muitos destes miúdos vivem em casas sem o mínimo de condições para o número do seu agregado familiar, mas isso não é desculpa para que não cumpram as regras e não usem máscaras na via pública.

      Sim, os outros não têm classificação, só sabem viver em regimes repressivos, não sabem viver em democracia, muito menos respeitar o próximo...

      Eliminar
  2. Eu só fui uma vez à minha médica de família e fui muito mal atendida...
    Costumo recorrer aos serviços de hospitais privados onde, de um modo geral, sou muito bem atendida. Nunca estive internada num hospital público mas, se for preciso, não vejo nenhum inconveniente.
    Os miúdos deviam estar em casa porque podem infetar-se uns aos outros. Um jogo de futebol é o mesmo que uma almoçarada!
    Quanto às pessoas que foram vacinadas sem ser na altura própria, eu já estava à espera que isso acontecesse. São as "cunhas" típicas dos portugueses....mas é claro que devem ser punidas. A minha filha e namorado são ambos médicos e ainda não tomaram a vacina.....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Maria. Por muito que custe, os jogos de futebol, embora sejam disputados ao ar livre, comportam riscos. Mas acima de tudo, trata-se de cumprir regras que devem ser para todos. Uma coisa é uma caminhada solitária, outra uma jogatana de futebol...

      Claro que se não houvesse cuidado, a vacinação teria tudo para correr mal. Por isso tem de haver responsáveis por todos estes casos. Mas o caso do INEM do norte é gravíssimo, que vergonha!

      Eliminar
  3. Os miúdos assistem aos jogos de futebol na TV. E como crianças que são devem pensar que se os jogadores o podem fazer é porque não há perigo.
    Quanto às vacinas, não é nada que já não se esperasse. Há muitos anos que sabemos que sonhos um povo de cunhas e compadrios. E não são só os políticos. Muitos daqueles que se insurgem com a corrupção dos políticos são os mesmos que tentam livrar-se de multas através de conhecimentos, ou conseguir um emprego para si ou para os seus filhos. Sem qualquer problema porque para eles isso não é corrupção.
    Não estou contra a vacinação do PR, do PAR porque um é o substituto do outro e ambos são idosos. e do Governo. O País precisa de quem tome decisões. Os deputados por alma de quem? E os funcionário da Caixa de Setúbal? E os empregados de uma pastelaria? Quo vadis Portugal?
    Abraço, saúde e bom domingo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas os jogadores profissionais são testados semanalmente, Elvira.

      Por sermos o país que somos é que as coisas tinham de ser bem planeadas. Já são casos a mais na vacinação. O do INEM do norte passa todos os limites...

      É mesmo isso, Elvira, o país precisa de quem tome boas decisões, de quem seja responsável e sério.

      Eliminar
  4. Não há problema! Agora, vêm para cá os Alemães. Qualquer dia temos um novo Anschluss!

    ResponderEliminar