quarta-feira, janeiro 13, 2021

O Jornalismo, a Justiça e o "Jornalismo Justiceiro"


De repente há uma quantidade de gente do jornalismo que se finge escandalizada, porque dois jornalistas (nessa altura do "Correio da Manhã" e da "Sábado", ambos do grupo Cofina...) foram vigiados pela PSP,  a pedido do Ministério Público, por terem publicado notícias on-line do caso "e-toupeira", ainda antes das acções policiais de buscas e detenções terem acontecido. 

Estes "milagres" são recorrentes e alimentam o "jornalismo justiceiro" praticado por este grupo, useiro e vezeiro em violar o segredo de justiça. Ao ponto de alguns humoristas brincarem com o facto dos jornalistas do "CM" chegarem aos locais dos crimes, ainda antes destes acontecerem...

Embora não concorde com este procedimento do Ministério Público, concordo ainda menos com este jornalismo justiceiro, que adora condenar as pessoas antes de serem julgadas nos tribunais. E sei que esta é a única possibilidade de se descobrir quem são as "gargantas fundas" das nossas policias, que "plantam" informações (pouco inocentes...) nos jornais e televisões sobre uma boa parte dos processos que estão em segredo de justiça.

Não me admira que também estejam a investigar algumas "notícias com preço" (há vários testemunhos de gente que diz ter recebido ofertas de dinheiro de jornalistas do "grupo justiceiro" a troco de informações sobre vários casos polémicos). 

A única coisa que sei, é que o verdadeiro jornalismo mora bem distante deste "vale tudo".

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


4 comentários:

  1. Respostas
    1. Este "vale tudo", cansa, engana e também "condena" inocentes, Rosa...

      Eliminar
  2. Com o devido respeito subscrevo na integra.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tanta gente que passa o tempo a fazer o pino, Elvira...

      Eliminar