quarta-feira, abril 26, 2023

Os Católicos e os Outros...


Neste momento está a ser transmitida na SIC, no "Essencial",  uma reportagem sobre a Igreja Católica e os abusos sexuais.

Nada do que estou a ver altera a minha visão sobre esta religião, cuja sobranceria sempre me fez confusão. Não consigo entender porque razão a maior parte dos católicos acha que está mais perto do Céu e de Deus, que o cidadão comum.

Até porque isto não acontece graças à sua prática diária (muitos não passam de uns "filhos da mãe", para não lhes chamar outra coisa...), mas sim à oração e ao pedido de perdão a Deus. E é isso que me incomoda mais nesta gente, que parecem fazer questão de cometer erros para depois serem perdoadas. Não consigo entender esta lógica de errar, pedir perdão, rezar, rezar, até se sentirem a flutuar no "céu". E depois têm o dia ganho.

Não falo de cor, tive uma educação católica, com catequese e missa aos domingos. Quando me consegui "libertar deste fardo" (deveria ter uns 12, 13 anos...), só voltei a presenciar missas em dias de festa (casamentos e baptizados). E é por isso que sinto que a maior parte dos membros do Clero, está mais próxima de Judas ou de Barrabás, que de Jesus Cristo...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


2 comentários: