domingo, abril 02, 2023

A "Suspensão" da Inteligência Artificial...


Segundo as notícias de hoje, há uma lista de figuras e figurões do Mundo a pedirem a "suspensão" por seis meses das grandes experiências da "inteligência artificial" (ou seja do seu uso e abuso...), algo que me parece impossível, nestes dias quase sem regras, cada vez menos virados para o humanismo.

Acabei por falar com o meu filho sobre isto e ambos concluímos que, entre outras coisas, vão destruir o mundo das artes (quase todas...), pelo menos como as conhecemos e entendemos. 

Claro que quem gostar da "imperfeição humana", vai continuar a gostar de ver coisas que nascem a partir da nossa imaginação e não do "coração" de máquinas, que como sabemos, desde quem bem ensinadas, fazem tudo mais certinho e perfeitinho que as nossas mãos...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


8 comentários:

  1. Não confio nada na inteligência artificial, nem gosto dela.
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ainda é uma incógnita, Graça.

      Mas como tudo o que é novo, vai trazer-nos os dissabores do costume...

      Eliminar
  2. Mas vamos logo ouvir os "modernos" figurões a proclamarem " é o progresso é o futuro, bla bla bla...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E só nos contarem as partes boas da coisa, Severino...

      Eliminar
  3. Há muitas vantagens e muitas desvantagens. As maquinetas não têm poder de criatividade e não sabem pensar “fora da caixa”. : )
    Gosto muito dos aspiradores robôs.

    ResponderEliminar
  4. Se quero ir de manhã ao café raramente apanho mesa porque lá estão eles, os chamados nómadas digitais, ocupando todas as mesas, com um olho no computador e outro no telemóvel, e são ainda os auscultadores, os carregadores uma panóplia de IA (Inteligência Artificial) e é este o mundo cada vez, infelizmente, mais actual. Claro que não sou contra o progresso (pelo contrário) mas este mundo não pode ser o nosso. Recuso-me a ser um autómato dominado pelas máquinas.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas é isso que nos espera, Severino.

      Quem não entrar no esquema, fica "fora do mundo"...

      Eliminar