quinta-feira, abril 27, 2023

O "Roubo" da Nobreza e da Dignidade Profissional


Há praticamente vinte anos que se assiste à tentativa de desvalorizar o trabalho e as próprias profissões. Sem exagerar na "viagem no tempo", pelo menos os Governos de José Sócrates, Passos Coelho e António Costa, são responsáveis pelo muito de mau que se passa no mundo do trabalho no nosso País.

Apesar dos discursos demagógicos - acompanhados de muitos milhões, que nunca se sabem bem onde vão parar -, que prometiam a aposta em mais e melhor formação profissional, para que se aumentassem os índices de produção, a única coisa visível que se fez foi nivelar os salários por baixo. 

Até mesmo profissões nobres, como as ligadas à medicina e ao ensino, têm sido sucessivamente desvalorizadas, ao ponto de terem entrado em "guerra aberta" com o Governo, especialmente os professores, com greves e mais greves, ao ponto de  já se falar de "um ano lectivo perdido".

Eu que não sou economista, sei muito bem que quando se aposta numa política de baixos salários, mais tarde ou mais cedo, destrói-se a economia e o próprio País, porque sem dinheiro para consumir, uma boa parte do comércio que não "vende" bens essenciais, acabará por ter de despedir funcionários e até fechar portas.

Curiosamente, ou não  (pode ser propositado...), nem para eles próprios têm sido bons, porque até a actividade política foi perdendo a nobreza e a dignidade profissional, ao ponto de hoje os governos se verem forçados a recorrer cada vez mais aos quadros partidários e menos aos grandes vultos e técnicos da sociedade portuguesa (que se recusam, e muito bem, a fazer parte de governos de gente medíocre...).

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)



2 comentários:

  1. Também não sou economista mas o meu filho que o é diz o mesmo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O egoísmo é que reina neste mundo, Rosa.

      Cada vez mais, cada um por si...

      Eliminar