segunda-feira, abril 17, 2023

Cento e vinte frases depois...


Tudo começou em 2016
, quase por graça, durante a preparação  da exposição de fotografia, “Três Fotógrafos, Três Olhares” (três exposições individuais juntas numa só) com retratos de Aníbal Sequeira, Luís Eme e Modesto Viegas, que esteve na Oficina de Cultura de Almada, entre os dias 3 e 18 de Setembro de 2016.
 
Quisemos oferecer às pessoas algo mais que uma simples exposição e além de mostramos as nossas primeiras máquinas fotográficas e também capas de livros e revistas (com fotografias da nossa autoria), acabámos por fazer a divulgação pública de duas dezenas de frases escolhidas por Luís Eme e Modesto Viegas, que fossem significativas sobre esta arte.
 
E depois a pesquisa  continuou… continuou… agora já só com Luís Eme… que foi “coleccionando” frases e mais frases, no mínimo curiosas, sem pensar que, num dia destes, ultrapassaria o número que é duas vezes redondo e depois ainda iria mais longe, e chegava às 120…

E esta é a tal  última frase, a que ficou com o número cento e vinte: «Senti sempre que a fotografia é uma linguagem para observar e não para transformar, esconder ou modificar a realidade», da autoria de Luigi Ghirri, fotógrafo italiano.

Como eu concordo com o Luigi...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


4 comentários:

  1. Também concordo!
    Como eu gostaria de ter visto essa exposição.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É uma frase muito certeira, Catarina.

      Foi uma exposição com três exposições completamente diferentes, dentro dela, com três fotógrafos também muito diferentes (Aníbal Sequeira, um clássico do preto e branco; Modesto Viegas, um excelente fotógrafo de natureza, e eu, um fotógrafo do "instante"...). E num excelente espaço, talvez o melhor para exposições em Almada.

      Eliminar
  2. A frase é do Luigi Ghirri, fotógrafo italiano, mas poderia perfeitamente ser do Luigi Eme, grande fotógrafo português!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois podia, porque eu também penso dessa maneira, Severino. :)

      Eliminar