quinta-feira, abril 13, 2023

"Qual é o verdadeiro chamariz de Portugal para a visita de tanto Turista?"


Hoje, antes de almoço, regressei para a Margem Sul no meu transporte preferido, o cacilheiro.

Reparei pela primeira vez que provavelmente mais de 90 por cento dos passageiros da barca da travessia do Tejo, eram turistas.

Fiquei a pensar, em qual será o verdadeiro chamariz para a visita de tanto turista, que chegam de França, Itália, Alemanha, Norte da Europa mas também da Ásia - que não aparecem por aqui apenas para dar outro exotismo às "fotografias" e "filmes" - ou das Américas.

Não consegui encontrar apenas uma razão para tanta "excursão", com e sem guia. É provável que a segurança que se sente entre nós - ainda mais em "tempos de guerra" -, esteja no topo (se esquecermos os carteiristas do vinte oito e afins, não há outras razões de queixa, para quem nos visita...) das escolhas. O nosso "servilismo" também deve ter a sua influência, até quem nunca aprendeu inglês em qualquer escola, tenta ser útil e simpático a estas alminhas que querem saber muito pouco de português, para além do tradicional "óbrigada".

Calculo que os preços de alojamento e da alimentação ainda estão em conta, apesar de irem subindo aos poucos, assim como "quem não quer a coisa" (com e sem inflacção...). O mesmo não direi das entradas em monumentos e museus (não se fala disso, mas o Estado deve receber milhões em entradas, especialmente no Castelo de S. Jorge, na Torre de Belém e no Mosteiro dos Jerónimos), que hoje são um "luxo" para uma grande parte dos portugueses...

O que é facto é que a "galinha dos ovos de oiro" continua, e ainda bem. Quem vem de fora quer lá saber se é um Costa ou um Coelho que nos governam ou desgovernam...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


6 comentários:

  1. Bom dia
    Gastronomia, paisagem, preço e acima de tudo uma simpatia incondicional , acho que serão motivos suficientes para o turismo em Portugal.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois são, Joaquim.

      Quem não gosta de tranquilidade?

      Eliminar
  2. O verdadeiro chamariz é sermos um belo país onde o que corre mal não interessa aos turistas!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nem se interessam, até por só falaram "ingalês", Rosa. :)

      Eliminar
  3. Começo pelo fim... O Coelho talvez desgovernasse, o Costa governa!! : )
    A simpatia e o bom serviço não se encaixam necessariamente no “servilismo”. Os portugueses são, naturalmente, simpáticos! : ) ... Quando não estão a criticar tudo e todos sem apresentarem qualquer solução ao que estão a criticar.
    Também acho que o ambiente seguro que ainda se respira e se sente em Portugal seja um grande motivo para uma visita. E o sol e as praias e a gastronomia e os preços ainda relativamente baixos em comparação a outros destinos europeus...
    Ainda não se viram livres dos carteiristas no 28? Mas isso é uma praga de décadas!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Os carteiristas do 28 fazem parte do "pacote turístico", Catarina. :)

      Não tenho dúvidas do "servilismo".

      Eu só falo português com estrangeiros em Portugal, mas é por não gostar de inventar "línguas" (o meu inglês não vai muito além do de praia...).

      Eliminar