terça-feira, abril 18, 2023

Continua a ser Quase tudo, "Uma Questão Social"...


Achei muito curiosa uma frase de Artur Correia - que ficou conhecido no mundo do futebol pelo "ruço" e que foi um excelente defesa direito do Benfica, do Sporting e da Selecção -, que encontrei ao folhear o livro de entrevistas, "Um Homem em Ponto" de Baptista Bastos.

Esta entrevista terá sido feita em 1981 (embora, estupidamente, não estejam registadas as datas das conversas...), pouco tempo depois de Artur ter sofrido uma trombose, no Casino do Estoril, a 24 de Setembro de 1980, entre o fim da noite e o começo da madrugada...

Quando Baptista Bastos pergunta a Artur, quanto tempo "dura" um jogador de futebol, este em vez de fugir, vai mesmo ao cerne da questão:

«Depende do estrato social de onde o jogador provém. Se vem das camadas baixas, está lixado; "dura" menos, porque na infância, não comeu bifes, nem bebeu leite, nem comeu fruta. Aos 30 anos está cansado, liquidado. Agora se comeu aquilo tudo, em vez de meter bagaços no bucho, então "dura" muito mais. É como quase tudo, uma questão social.»

Infelizmente pouco ou nada mudou, quarenta anos depois, no nosso País. Continua a ser quase tudo, "uma questão social"... no desporto, mas também na educação, na saúde, no emprego ou na habitação...

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


1 comentário: