sábado, outubro 30, 2021

A Sinceridade às Vezes faz Doer...


Eu sei que a sinceridade às vezes faz doer. E esse é um dos motivos porque mentimos mais vezes do que queríamos, porque não temos grande prazer em magoar as pessoas de quem gostamos.

Um dia destes fui ver uma exposição e quando saí fiquei com uma sensação estranha, entre a desilusão e a indiferença. Não era o que esperava, vá-se lá saber porquê.

Já no jardim do museu cruzei-me com uma das coordenadoras da exposição, sempre simpática, com quem troquei algumas palavras. Perguntou-me se me tinha encontrado com outra amiga, disse-lhe que não, que tinha decidido ver a exposição por passar ali ao lado (e foi mesmo isso que aconteceu... como faltavam nove minutos para o próximo metro para Cacilhas, achei boa ideia caminhar a pé até casa. E quando reparei no museu, resolvi passar por lá...).

Não quis falar com ninguém porque preferi ver a exposição de uma forma quase anónima. Claro que aquele encontro fez com que a Ana me perguntasse o que achara da exposição e eu não consegui mentir... Disse-lhe que estava à espera de outra coisa. Percebi que ela também estava à espera de outra resposta. Ainda me desculpei com o título, que por ser demasiado abrangente (e ambicioso...), fez com que eu esperasse uma exposição diferente "com mais mar e com mais rio", mas já era tarde para voltar atrás...

Assim que lhe virei costas, senti logo que não devia ter sido tão sincero. Fiquei a pensar que o seu trabalho e criatividade mereciam mais respeito...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


4 comentários:

  1. Bom dia
    O título diz tudo. Tanto a quem ouve como a quem diz.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Joaquim.

      Às vezes uma bocadinho de sensibilidade não fazia mal nenhum...

      Eliminar
  2. Era só introduzir as palavras elogiosas ao empenho demonstrado...

    Abraço

    ResponderEliminar