segunda-feira, janeiro 09, 2023

A Escolha Mais Fácil...


Tudo indica que o próximo seleccionador nacional vai ser espanhol. Todos os jornais falam no nome de Roberto Martinez, que foi o responsável técnico pela Selecção da Bélgica nos últimos anos.

Numa altura em que se diz (com os exageros do costume...), que temos os "melhores treinadores do mundo", é no mínimo ridículo que se recorra a um técnico estrangeiro.

Além de José Mourinho, Jorge Jesus ou Abel Ferreira, existem pelo menos uma dúzia de treinadores portugueses que poderiam ocupar o lugar deixado vago por Fernando Santos.

Mas sempre pensei que Rui Jorge, responsável pela selecção dos jovens sub-21, fosse o herdeiro natural de Fernando Santos, quando este abandonasse o cargo (com um conhecimento profundo da maior parte dos atletas e ainda com a vantagem de jogar um futebol mais apoiado e vistoso que o da selecção principal...). 

Esta escolha é reveladora de falta de coragem. Como não se conseguiram contratarem "os melhores" (por terem contratos com clubes e não estarem interessados, de momento, em exercer o cargo...), escolheu-se o mais fácil (e menos criticável), alguém de fora...

(Fotografia de Luís Eme - Porto Brandão)


8 comentários:

  1. Bom dia
    Também pensei que ia ser o Rui Jorge , não só pelo trabalho que tem feito ,mas pelo conhecimento que tem numa próxima geração de talentos nacionais , e para o lugar dele não faltam também candidatos .
    Falta saber o porquê desta decisão .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continuo a pensar que é a menos problemática, Joaquim.

      Até na escolha ou não de Cristiano Ronaldo.

      Eliminar
  2. Não tenho conhecimentos que me permitam fazer um comentário sobre os melhores treinadores, para além de não gostar de Fernando Santos. :)
    Ouvi fizer que há a hipótese deste senhor ir p'rá Arábias....será?

    ResponderEliminar
  3. Voltei so para comentar sobre a foto acima. Nem no lixo sao organizados!!! : )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não, Catarina.

      O civismo continua a deixar muito a desejar entre nós...

      Eliminar
  4. Até poderá resultar mas eu escolheria sempre um treinador português-Abel, Jorge Jesus, Ruben Amorim, Sérgio Conceição, Rui Jorge, Peseiro, Manuel José, Mourinho e tantos tantos outros de qualidade superior a este anónimo e cinzento Martinez.
    Houve, sobretudo, falta de coragem, de ousadia de querer alguém com ambição, garra, desafiante e competitivo, como muito bem salienta o nosso anfitrião.
    Temos dos melhores treinadores do mundo; pergunto: que currículo tem este espanhol para treinar a nossa selecção? um treinador de terceira categoria-oxalá esteja enganado- (até porque, repito, currículo muito fraquinho para tal empreendimento).

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Com os nossos jogadores, basta ser um pouco inteligente para resultar, Severino. É só deixá-los jogar (o que muitas vezes o Fernando Santos não fazia...).

      Eliminar