quinta-feira, janeiro 19, 2023

"Há pessoas que pensam o que são, mas não são aquilo que pensam"


O meu amigo Orlando Laranjeiro, deixou um texto inédito, que intitulou "Testamento", com reflexões sobre a sua vida, agradecimentos e também alguns desejos finais.

Muitas das reflexões que nos deixa, são extremamente pertinentes e actuais. Basta olharmos para o panorama político e associativo que nos cerca, para nos revermos nas palavras do Orlando, que transcrevo, com a devida vénia:

«O meu Avô ensinou-me uma frase que normalmente uso, escrevo, e por vezes até exemplifico, com algumas personagens que conheço. A frase como muitos dos meus Amigos, e outros que eventualmente me tivessem lido, conhecem, é a seguinte: “Há pessoas que pensam o que são, mas não são aquilo que pensam”. O facto de estas ditas pessoas terem um pensamento errado de si próprias, leva-as por vezes, um pouco levianamente, a mentirem, a tomarem determinadas atitudes, e a assumirem posições, cargos, e respectivos reconhecimentos, que as tornam no mínimo, quanto a mim, simplesmente ridículas. Mas, curiosamente, não sei bem porquê, é um enigma que não consigo ou, simplesmente, não me interessa decifrar, lá vão vivendo, e muitas vezes ou quase sempre, levando a água ao seu moinho.»

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


4 comentários: