quarta-feira, janeiro 04, 2023

Só Posso Falar de Irracionalidade...


Ontem assisti a dois momentos televisivos, que dizem quase tudo sobre a "irracionalidade" deste mundo onde vivemos.

Vi um jogador de futebol, que por acaso é português, a ser recebido como um "rei" num país muito especial, e ao que dizem passou a ser o jogador mais bem pago do mundo. 

Se pensarmos que ele está no final de carreira, que existe hoje pelo menos uma dúzia de jogadores com mais qualidade que ele, é no mínimo "contra-natura", todo o dinheiro que está em jogo, por mais camisolas e estádios que encha nas Arábias...

Num âmbito mais sério e perigoso,  ouvi uma pretensa viúva de um general russo, falar em vingança em relação à Ucrânia, mas sobretudo em relação à Europa, à NATO e aos EUA, como se fossem estes os responsáveis pela guerra na Ucrânia...

Há qualquer coisa de errado nisto tudo. Embora também exista possibilidade de ser eu o "maluquinho"...

(Fotografia de Luís Eme - Caldas da Rainha)


19 comentários:

  1. Só mudou o ano mesmo, o resto continua na mesma. Bom Ano novo.

    ResponderEliminar
  2. Onde está a irracionalidade sobre o tal jogador?! A oferta foi-lhe feita e ele aceitou. Nada de mal nisso.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu não falei da "irracionalidade" do jogador, mas sim do negócio e do dinheiro que está em jogo, quando tanta gente continua a passar fome no mundo, Catarina.

      Ele limita-se a ser um "prostituto" do futebol.

      Eliminar
    2. Oh, Luis!!! Prostituto do futebol ?!!
      Vou ficar por aqui... Seria perder o meu precioso tempo dando uma resposta a esta tua resposta.
      Ter o direito de criticar com responsabilidade é uma coisa, insultar com comentários mesquinhos e mentalidades tacanhas é outra.

      Eliminar
    3. O "prostituto" tem aspas, Catarina.

      Ele só foi para a Arábia Saudita pelo dinheiro, não foi por amor ao futebol muito menos a clube sem dimensão mundial.

      Já ouvi mais que uma vez, alguns futebolistas, inteligentes, a equipararem-se a "prostitutas de luxo", porque ganham muito dinheiro mas são "escravos" (com aspas) dos clubes e do futebol...

      Eliminar

    4. Com aspas ou sem aspas não é o que interessa. É a forma como as pessoas se expressam. Com azedume, com negativismo. Infelizmente, a maioria das pessoas são mais propensas a dizer mal do que bem. E eu não te tinha no primeiro grupo, Luis. Já te leio há anos e anos e tenho aprendido muito contigo. Nunca me esqueci que foste tu que me deste a conhecer (e a outros leitores/leitoras evidentemente) Mia Couto e José Eduardo Águalusa, por exemplo. Isto em 2009 – acabei de confirmar no meu livro de anotações onde escrevo os títulos dos livros que leio e em que mês e ano. : )
      Amor pelo futebol... Ele não tem nada a provar. Ao longo destes anos vimos o seu desempenho no relvado, a sua dedicação e empenho, como é disciplinado no jogo, na manutenção da sua forma física... a grande vontade de alcançar sucesso que o tornou num dos maiores futebolistas do mundo. Estou-me a repetir!
      Ele disse que tinha tido várias ofertas... não sei se teve ou não... pelo que os mídia diziam, parece que não... assim, aceitou o “convite” que recebeu, um convite acompanhado de pipas de dinheiro... e não é que eu fiquei “feliz” por isso?!! : ))
      Ninguém dá ponto sem nó. Talvez os árabes sauditas necessitem de promover o futebol no seu país, a sua equipa e que melhor representante que o grande Cristiano Ronaldo que todo o mundo conhece?
      Tantas reuniões que tive com pessoas vindas dos vários cantos do mundo! E de quem falavam eles/elas quando ficavam a saber que eu tinha nascido em Portugal? Cristiano Ronaldo!! Alguns provavelmente nem saberiam exatamente a localização de Portugal, mas conheciam Cristiano Ronaldo. Nas escolas qual é a camisola que as crianças portuguesas vestem no dia de Portugal? Todas elas com o número 7 !!
      Quanto à guerra, tens razão. Assim que te enviei o primeiro comentário apercebi-me logo que não tinha feito referência à outra parte do teu texto. E deveria tê-lo feito na altura. De acordo com o que o dizes. Uma guerra sem sentido. Palavras descabidas dessa senhora.

      Eliminar
    5. Acho que ficava melhor “estou a repetir-me” .... oops!!

      Eliminar
    6. Esta frase deveria ter sido publicada depois do loooongo comentário. : ))

      Eliminar
    7. Catarina, continuo a responder-te, porque me mereces todo o respeito.

      Devo dizer-te que não tenho nenhum azedume com o Cristiano. Só que não o consigo ver como um "deus" nem ignorar que ele nos últimos meses só tem feito disparates, não lhe permitindo acabar a carreira como queria e merecia (o seu sonho não era acabar na Arábia Saudita...).

      E sei que olhas para o Cristiano de uma maneira diferente de nós, que estamos em Portugal. Mas isso não acontece apenas por inveja ou despeito. Como não estamos fora, não temos noção da notoriedade dele no mundo inteiro, como tu terás. Ele é um futebolista extraordinário mas não é visto como o "emblema" do nosso país.

      Eliminar
    8. O “emblema” do nosso país. Hahaha. Bem visto, Luis, é isso mesmo que ele é considerado, digamos assim, por todos os que não são portugueses. Esta é a minha experiência, evidentemente. Nunca me diziam “Ah, Portugal, um país muito bonito” ou “um país com praias muito bonitas “principalmente no Algarve” [o que está em aspas é da minha autoria... : )) ]
      Também acredito que não era o sonho dele ir parar à Arábia Saudita. Mas se não teve outras ofertas/oportunidades e quis continuar a jogar, esta foi uma boa decisão. E a remuneração deve ser a inveja de muita gente associada ao futebol. Fica agora a ser o jogador mais bem pago do mundo. E viva o Cristiano Ronaldo. hahahaha

      Eliminar
  3. Ó Luís, não me leves a mal mas não consigo entender esta má vontade contra o Ronaldo...será por ele ser o melhor, repito, o melhor, jogador português de futebol de todos os tempos? tudo serve para o tentar "enterrar"-ele que por todo o mundo tem espalhado o nome e a bandeira de Portugal (ontem, na Arábia Saudita, calcule-se, estavam muitas nas bancadas)-!
    E que me dizes à irracionalidade, deste mundo em que vivemos, com que foi recebido o Messi na Argentina, após o regresso do Catar?
    Será que só agora (através do Ronaldo) viste a irracionalidade que existe (e, note-se, que eu não nego), e sempre existiu, à volta do futebol?

    ResponderEliminar
  4. O mais curioso, é que o que é mais preocupante no meu texto, é o que os russos pensam da guerra contra a Ucrânia, e não o Cristiano. Ele limita-se a receber o que lhe querem pagar.

    Mas sobre a guerra nem uma palavra...

    ResponderEliminar
  5. A guerra - uma tristeza, um horror que não tem sentido. Creio que todos os que por aqui viajamos lamentam esta ou qualquer outra guerra.

    ResponderEliminar
  6. Bom, do Ronaldo não comento, pois como diz um amigo o futebol é apenas a coisa mais importante daquelas que não têm importância nenhuma. De resto futebol e fé é coisa que não discuto nem comento, pois cada um acredita no quer e eu respeito isso.
    A mim o que me aflige é a declaração da suposta viúva russa em relação à guerra. É a fome e a guerra que grassa pelo mundo e as catástrofes climáticas.
    Abraço saúde e oxalá 2023 seja um ano de uma viragem para um mundo mais igualitário.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Exactamente, Elvira.

      O que é mais preocupante é a forma como as "mentiras" dos estados entram na cabeça das pessoas, num planeta cada vez mais doente...

      Eliminar
  7. Eu vivo fora de Portugal há muitos anos. Essa cena do "Portugal? Cristiano Ronaldo!" apenas retrata uma de duas coisas: as limitações culturais do meu interlocutor ou a pobreza do meu país. É muito pouco lisonjeiro. Aliás, entre as pessoas interessantes que encontro, o Cristiano Ronaldo só é mencionado ao quinquagésimo e tal encontro, se for, e somente no caso de estar a decorrer um Europeu ou Mundial.

    Eu sou português mas não tenho nada a ver com o bacalhau, nem com o fado, o pastel de nata, e ainda menos com o futebol mesmo que naquela versão que vem embrulhada no kitsch internacional em voga. O tipo vai para a Arábia Saudita e a Georgina soltou o cabelo: isto foi um título de "artigo" num jornal de referência, par Toutatis! ;-) Pode dar jeito numa embrulhada de fronteira ou num teatro de guerra, é tudo.

    PS: o facto de gostar de bacalhau e de pastel de nata, e até de ver, de quando em quando, o Cristiano Ronaldo mandar umas bojardas em balizas alheias não vem ao caso ;-)

    ResponderEliminar