sábado, janeiro 21, 2023

A Complexidade das Relações Humanas...


Desde a "pós-adolescência" que percebi que o dito "inimigos dos meus amigos meus inimigos são" estava errado. Da mesma forma que percebi que nem todos conseguiam "separar as águas", nesta coisa complexa que são as relações humanas...

No curso que estava a tirar, havia um rapaz que tinha um feitio terrível e a "qualidade" de fazer mais inimigos que amigos. Curiosamente, sempre nos demos bem, entre outras coisas, porque ele sempre me tratou como deve ser. Embora não gostasse de muitas das suas atitudes, nunca consegui colocá-lo de parte, contrariando a vontade de outros amigos.

Alguns amigos compreenderam a minha posição, outros nem por isso. No grupo destes últimos, houve quem quase me fizesse uma espécie de ultimato, do género "ou ele ou eu". Teimoso como sempre fui, e sou, nunca mudei esta minha característica. E, felizmente, sempre consegui ir "separando as águas".

É por isso que, com esta idade, quase maior, é-me perfeitamente natural ser amigo do Zé Manel e do Carlos, mesmo que eles sejam meninos para mudar de passeio quando se cruzam na rua...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


2 comentários:

  1. Bom dia
    Não sei se podem chamar-se complexos de superioridade , mas infelizmente também tenho alguns amigos a pensarem dessa forma .
    Complexos !

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não levo para esse lado, Joaquim.

      Acho que há quase sempre a tendência de separar as pessoas em dois grupos, "os nossos " e "os outros"...

      Eliminar