terça-feira, janeiro 03, 2023

Um mundo quase de pernas para o ar, com muitas "intoxicações Informativas" e vários "trocadores de tintas"...


Chegou-se a um tempo em tudo parece ser possível, quase sempre no pior sentido. Isto passa-se ao mais alto nível, mas também no dia a dia, nas nossas ruas. 

Já todos percebemos, que de alguma forma esta mudança está a abrir as portas ao crescimento da extrema-direita e à existência de mais regimes ditatoriais. Vêem-se pessoas aparentemente normais com discursos onde se percebe que querem uma sociedade com mais repressão e menos liberdade.

Normalmente chamamos "populismo" ao aproveitamento de todas as ondas de descontentamento (esta semana li que o líder do CDS, que irá fazer tudo para voltar a ter alguma relevância política, a pedir IVA zero para os produtos essenciais, como foi feito em Espanha, algo que faria mais sentido se fosse pedido pelo PCP ou BE, pois vai contra a história e o conservadorismo do seu partido...). 

Infelizmente, com a quase "intoxicação" informativa dos nossos dias - não é só nas redes sociais, existe também um crescimento do jornalismo "tóxico", das meias verdades e das meias mentiras -, se as pessoas não estiverem bem informadas e não pensarem pela sua cabeça, são facilmente levadas à certa, por estes discursos.

Penso que a extrema-direita só não tem crescido mais no nosso país, porque o principal responsável do Chega "nasceu" num programa televisivo de desporto com pouca credibilidade, onde se podia dizer uma coisa hoje e o seu contrário amanhã. Ou seja, facilmente se percebe que é um "trocador de tintas"... 

(Fotografia de Luís Eme - Barreiro)


2 comentários:

  1. Um aldrabão! basta ver o seu currículo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E ainda bem, Severino.

      Caso contrário, eram capazes de já ter uns vinte deputados.

      Eliminar