sábado, junho 04, 2022

Quando uma Pessoa Justa Comete Injustiças...


Como sei como fomos Campeões da Europa (com muita sorte e  muitas orações à "senhora de fátima"...), nunca endeusei Fernando Santos, que embora reconheça que é um excelente líder e ser humano, também sei que tem algumas limitações a nível técnico, táctico e na leitura de um jogo de futebol. 

Não é por acaso que a sua Selecção  nunca conseguiu jogar um futebol atractivo, próximo do nível da qualidade dos futebolistas, que são dos melhores do mundo. Penso que não se trata apenas de um problema de Santos ser um "resultadista", mas sim, de não conseguir (vá-se lá saber porquê...) colocar os jogadores nas posições onde se sentem mais confortáveis e obtêm maior rendimento.

Mas não é disso que quero falar. Quero falar sim, do facto de ele ser um homem bem formado e justo e mesmo assim ter cometido uma grande injustiça a um dos melhores guarda-redes do mundo: o nosso Rui Patrício.

Nunca percebi (nem irei perceber...) porque razão tirou o Rui da equipa para colocar Diogo Costa como titular na baliza (não sei se houve pressões do FC Porto, por o jogo onde ele se estreou como titular ter sido o Estádio do Dragão, mas acho que já passámos essa fase, em que alguns dirigentes escolhiam os jogadores que iam à selecção...). 

Embora o Diogo seja um belíssimo jogador, está longe de ter a experiência e a maturidade de Patrício. E como isso se notou em mais um jogo que merecíamos ter perdido (ainda bem que não há justiça no futebol...), com a selecção espanhola.

É possível que ainda haja quem faça muitas orações à "senhora de fátima" e acenda velinhas, no seio da Selecção...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


6 comentários:

  1. Eu diria que é para circular melhor a bola lá atrás. O Rui Patrício é muito laborioso e impreciso com os pés. Como o jogo agora passa muito por essa fase de pressão sobre as linhas recuadas, esse ponto fraco do Patrício tornou-se mais crítico. Mas eu vejo pouco futebol, posso estar enganado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também li qualquer coisa sobre o assunto, Miguel. Mas não fiquei convencido.

      No meu entender só se substitui um guarda-redes quando ele compromete a equipa, quando se percebe que ele "já deu o que tinha a dar". Rui Patrício está no auge da carreira. Continua a ser dos melhores do mundo, mesmo que não seja tão vistoso como outros, por a sobriedade ser uma das suas qualidades.

      Claro que Diogo Costa é um excelente guarda-redes. Será o futuro. Mas ainda não acho que seja o presente, faltam-lhe ainda uns cem jogos...

      Eliminar
  2. Este péssimo treinador deve ser o pior de sempre que treinou a Selecção Nacional. Com a quantidade de jogadores com qualidade que temos seríamos uma das melhores selecções do mundo e séria candidata a ganhar qualquer título, inclusive o Campeonato do Mundo. Mas aquele triste futebol é absolutamente vergonhoso e confrangedor. E depois joga com Moutinho deixando de fora Mateus Nunes e Palhinha (que têem menos dez anos de idade). E atreve-se a colocar o "gasóleo" (William Carvalho) e, mais uma vez, deixar de fora Palhinha e Mateus Nunes. E enquanto Ronaldo for convocado tem de ser sempre titular.
    E esta do Rui Patrício é das maiores injustiças que já vi no futebol apesar do grande valor do futuro, Diogo Costa.
    Fernando Santos é a grande tristeza e a grande mágoa dos adeptos portugueses; não há um adepto português que se reveja neste triste e melancólico treinador.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também penso que ele já devia ter metido a "viola no saco" e ir dar música para outra freguesia, Severino.

      Mas pelo menos até ao Mundial temos de levar com ele e com as suas "orações".

      E hoje como ganhou 4-0 e até chamou São Patrício ao Rui Patrício, volta a ser "bestial"...

      Eliminar
  3. Não percebo nada de futebol mas sempre ouvi dizer que o Rui Patrício era um grande guarda-redes...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Continua a ser, Maria.

      Até o treinador que o empurrou para o banco, falou em "São Patrício"...

      Eliminar