segunda-feira, junho 06, 2022

Parece que "isto está tudo ligado"...


A pandemia transformou-nos muito mais do que queríamos. Não conseguimos voltar a ser as mesmas pessoas porque o mundo à nossa volta também não voltou a ser igual. 

Claro que o uso abusivo do telemóvel também ajuda a toda esta desumanização crescente. É graças a ele, que não se olha, não se fala nem se respeita o outro. O "outro" passou a ser quase um objecto.

Lá vou eu "misturar" as coisas, mas é mais forte que eu. 

Se o poeta Guerra ainda estivesse entre nós, provavelmente também insistia na tese de que "isto anda tudo ligado"... 

O que eu sei é que não é normal, que um jogo de hóquei em patins entre o Benfica e o Sporting, disputado no sábado, acabasse quase num combate, com "stikadas" e socos entre os atletas dos dois clubes. Se fossemos um país em que a justiça funcionasse, uma boa parte destes jogadores seria suspenso por mais de um ano e teriam de pagar multas exemplares. Mas como são jogadores dos poderosos Sporting e Benfica, devem apanhar apenas três ou quatro jogos de castigo (se apanharem...) e finge-se que está tudo bem.

Muito menos normal são as "guerras" no interior da claque mais importante do FC Porto, que já provocaram duas mortes. Quase toda a gente diz que isso não tem nada a ver com o futebol. Será? Até parece que a "clubite aguda", essa autêntica praga que cerca cada vez mais o futebol, em particular, e o desporto em geral, pertence a outro mundo qualquer.

Não deixa de ser curioso, que não se ouça ninguém do Governo a falar sobre estes casos, muito menos a anunciar medidas exemplares contra os prevaricadores...

Talvez se continue a insistir na tese habitual: "ao desporto o que é do desporto", "à sociedade o que é da sociedade", como se  vivêssemos em mundos paralelos.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


2 comentários:

  1. O esquecimento doas governantes para estes casos é gritante.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Fingir dá sempre menos trabalho, pelo menos no imediato, Elvira...

      Eliminar