domingo, junho 05, 2022

O Poeta Pina e as Palavras que Fazem Equilibrismo Dentro dos Livros...


No meio de um poema do livro, "Os Livros", Manuel António Pina diz que: "A literatura é uma arte escura de ladrões que roubam a ladrões".

Sei que esta frase pode ser quase deliciosa para quem gosta de discutir o "sexo dos anjos", porque parece ser provocatória e capaz de dar espaço a demasiadas interpretações, do lado de quem não se alimenta de palavras.

Mas quem escreve, sabe muito o que o poeta Pina quer dizer. 

Tantas vezes que saímos para a rua, apostados em "roubar", no mínimo, duas ou três pessoas, que têm dentro de si algo que só é descodificado por quem precisa muito de alimentar o espírito e dar corda às palavras que fazem equilibrismo dentro dos livros.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


6 comentários:

  1. E Manuel António Pina sabia do que estava a falar...
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar

  2. Conheceu Manuel António Pina estupidamente tarde.
    Conheci-o através de um poema, «Esplanada», publicado talvez no JL.
    Poderão dizer que é uma questão de sorte. Não tem qualquer problema em admitir que sim. Mas depois há sempre mais qualquer coisa e a sorte transforma-se em outras coisas: conhecer, ter vontade de saber mais qualquer coisinha para chegar à grande luz, à enorme revelação.
    E passou o tempo à procura de livros do Pina. A maior parte esgotados mas socorreu-se das Poesias Reunidas que a Assírio & Alvim publicou.
    Finalmente, no Natal passado comprou a Biografia de Manuel António Pina «Para Quê Tudo Isto» da autoria de Álvaro Magalhães. E ficou deslumbrado perante o que leu e, de novo, estupidamente o diz, desconhecia.
    Dos melhores, poetas, dos melhores jornalistas, das melhores pessoas que a nossa Literatura possui.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também quero ler a biografia escrita pelo Álvaro Magalhães.

      Conheci o Pina primeiro como cronista, só depois é que apareceu o poeta. São óptimos, aliás, é óptimo em tudo o que escreve.

      Eliminar
  3. É verdade! Quem escreve bons livros, já leu bons livros. É inevitável que seja influenciado...

    ResponderEliminar