terça-feira, junho 14, 2022

O Poder dos "Vendedores de Sabonetes" da Televisão


Embora tenha o poder de mudar de canal, sempre que me apetece, incomoda-me ver no que se transformaram os canais generalistas portugueses, sempre com as mesmas caras, a saltitar de canal em canal, para fingirem que cantam ou para ficcionarem a história das suas vidas, naqueles programas apresentados pelos "vendedores de sabonetes" do costume, que se têm em tal conta, que se vangloriam de  de serem capazes de tudo, até de fazer "chorar as pedras da calçada".

Faz-me confusão que nos programas de fins de semana sejam promovidas tantas pessoas, que além de não terem vozes melódicas e afinadas, cantam sempre a mesma canção, sem som ao vivo.

Gostava de saber o que pensa um Sérgio Godinho, um Rui Veloso, um Camané, um João Gil, um Pedro Ayres de Magalhães, um Rodrigo Leão, um Samuel Úria,  uma Dulce Pontes, uma Aldina Duarte, uma Capicua, uma Manuela Azevedo, uma Sónia Tavares, uma Márcia ou uma Ana Bacalhau, sobre o protagonismo que hoje é dado a Marco Paulo (até tem um programa nas tardes de sábado), que andou toda a vida a cantar versões de músicas cantadas por outros artistas...

Infelizmente, este "triunfo da mediocridade", retrata a época em que vivemos, e acaba por se reflectir em quase tudo na sociedade...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


9 comentários:

  1. Tói é o retrato da mediocridade que parece estar em todo o lado e a todas as horas, impressionante a PIMBAlhada em que se transformou toda a nossa televisão.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É quase como aqueles bonecos "sempre em pé", Severino.

      E não é esquisito, aparece em todos os canais. :)

      Eliminar
  2. Boa tarde
    Guerra das audiências amigo . Audiências .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As audiências não chegam para justificar tanta mediocridade, Joaquim.

      Eliminar
  3. Mas as audiências são o povo....e não se pode dizer mal do povo. É politicamente muito incorreto!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Qual povo, Maria?

      O povo que lhes interessa, que é de boa boca...

      Eliminar
  4. O Povo gosta é do Pimba, dizem eles (eles-os que definem o gosto do Povo conforme lhes convém)...mas bolas o Povo somos nós todos.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Severino.

      A palavra "Povo" dá para justificar quase tudo...

      Eliminar
  5. Bem, basta ver por meia dúzia de minutos o público dos programas para o povo e vê-se logo o estilo de pessoas. E as palminhas, Senhor?!

    ResponderEliminar