quinta-feira, fevereiro 10, 2022

"Até Amanhã Camaradas!"


Sei que o Jaime Serra era muito mais que o homem simples, inteligente e generoso, que conheci. Era um grande exemplo de militância e de coragem. Não gosto de utilizar a palavra "heróis", mas ele é sem qualquer dúvida, um dos têm um lugar na primeira fila da história de luta contra a ditadura fascista.

Foi um prazer enorme tê-lo conhecido e conversar sobre coisas, muito mais simples que a sua vida, que ainda pode dar um filme, dos bons. E como ele gostava de "fugir" das prisões fascistas (esta fotografia é do lançamento do seu livro, "Doze Fugas das Prisões de Salazar", em Almada)... Era o último dos bravos que tinham fugido do Forte de Peniche, no começo do ano de 1960, fintando mais uma vez o "impossível".

O Jaime e outros homens como Ele (alguns são meus amigos...). explicam a razão de ter votado no final do mês de Janeiro na CDU...

Jaime Serra deixou-nos aos 101 anos, com um: "Até Amanhã Camaradas!"

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


6 comentários:

  1. Boa noite
    Há pessoas que deram muito á democracia portuguesa e ao que parece este senhor foi um herói mas nunca quiz ser tratado como tal.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E nem sempre somos bem agradecidos, com tanta gente que lutou contra o fascismo, Joaquim...

      Eliminar
  2. Também a palavra heróis foge-lhe um tanto ao seu gosto.
    Mas há um poema de Bertolt Brecht que lhe diz muito mais sobre homens como Jaime Serra:
    «Há homens que lutam um dia e são bons, há outros que lutam um ano e são melhores, há os que lutam muitos anos e são muito bons. Mas há os que lutam toda a vida e estes são imprescindíveis.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Sammy.

      Os poetas são uns grandes amigos dos heróis. E ainda bem.

      Eliminar
  3. Um resistente na abrangência do termo!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E um resistente até ao fim, Rosa, com mais de um século de vida a resistir e a lutar por uma vida mais digna para todos.

      Eliminar