quarta-feira, fevereiro 16, 2022

«É quase como organizar o caos...»


Hoje bebi café com uma amiga pintora que não encontrava há mais de um ano.

Nunca pergunto aos meus amigos criadores, o que têm andado a fazer neste tempo estranho. Mas eles perguntam... Digo que se não tivesse o blogue para escrever diariamente o que me apetece, talvez colocasse a escrita de lado. Digo isso porque estive largos meses sem escrever poesia ou ficção...

Ela disse-me que também esteve alguns meses sem conseguir pintar. E como tinha perdido o hábito de desenhar em papel, teve de fazer um esforço para voltar a mexer nas tintas. Perguntei-lhe se ainda anda com as suas abstracções. Disse-me que sim, com um sorriso. Falei-lhe das "suas mulheres" e de quanto gostava delas (durante muito tempo pintou mulheres, vestidas, despidas, usando quase todas as cores. Já havia o chamamento da cor e da forma, só faltava deixar de ser "gente"...).

Acabei por lhe oferecer uma definição de abstracção muito feliz, do pintor Rogério Ribeiro, que também deixo por aqui: «Há um momento em que se sente que só com a cor e a forma se podem coser os elementos que criam um universo muito próprio. É quase como organizar o caos.»

(Fotografia de Luís Eme - Sobreda)


5 comentários:

  1. «É quase como organizar o caos»
    Que bela frase!
    Mas o texto de hoje remete-o para o «Manual de Pintura e Caligrafia», um amor à primeira leitura, um livro que passou despercebido do público e da crítica e que deixou José Saramago numa tristeza muito perto da mágoa: «Não sou já, não sou ainda, não sei que serei.»
    Ainda no domingo esteve a reler alguma páginas.
    O editor Nelson de Matos conta que quando Mário Soares adquiriu o livro na então Livraria Moraes, ter-lhe-á dito: «Manual de Pintura e Caligrafia? Mas o que é que o Saramago sabe disto?»
    Saramago considerou-o o mais autobiográfico dos seus livros.
    Relembra as anotações que colocou no livro:
    Um exercício de escrita?
    Um pintor que escreve?
    Um escritor que pinta?
    Ainda do Manual:
    «Quem retrata, a si mesmo se retrat. Por isso, o importante não é o modelo mas o pintor, e o retrato só vale o que o pintor vale, nem um átomo mais.»
    «Observo-me a escrever como nunca me observei a pintar.» diz Saramago.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nunca li e fiquei com vontade de ler. Obrigado, Sammy. :)

      Eliminar
  2. Também eu! Será que ainda está à venda?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Bom dia.
      Encontrará facilmente (?) o livro pois a Porto Editora reeditou todos os livros de José Saramago. Com muita pena minha, apenas opinião pessoal, não acredito que este segundo romance de Saramago, tenha voltado a encontrar alguma atenção.
      Abraço

      Eliminar
    2. Obrigada Sammy! Vou procurar.

      Eliminar