terça-feira, fevereiro 22, 2022

A Protecção do Ambiente devia estar acima da Esquerda e da Direita


É uma constatação, que quanto mais se caminha para o lado direito da política, menos preocupações existem com ambiente. Até porque o "dinheiro" raramente é amigo da qualidade de vida ambiental...

Podia falar de Almada, em que a CDU quis retirar os carros do centro da Cidade (um pouco antes do tempo, é certo...). Também foi criada uma zona industrial nos subúrbios, para retirar da cidade as industrias poluentes. Com a subida ao poder do PS, aliado ao PSD, tudo isso tem sido esquecido. Até oficinas de reparação automóvel já voltaram ao centro de Almada...

Em Lisboa passa-se a mesma coisa. As preocupações ambientais de Medina estão a ser colocadas no bolso do Moedas. Além da destruição de ciclovias, as vias de circulação automóvel vão expandir-se no centro da Capital.

Sei que existe algum fundamentalismo das associações ambientais e até de alguns partidos de esquerda mais virados para a ecologia. Mas outra coisa, bem diferente, é assobiar-se para o lado e fingir que está tudo normal, que não há alterações climáticas, que a "seca" é uma coisa passageira (o antigo ministro da agricultura socialista, Capoulas Santos, disse algo parecido...) e que se deve continuar a apoiar a agricultura intensiva ou a plantação de eucaliptais, por exemplo.

(Fotografia de Luís Eme - Monte de Caparica)


2 comentários:

  1. Bom dia
    A proteção do ambiente é a bandeira de alguns pequenos partidos, que infelizmente não tem grande poder politico Nacional. Não sei por quantos mais anos vamos aceitar esta situação, mas que estamos no caminho errado, não tenho dúvidas.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois estamos, Joaquim. E vão ser os nossos filhos e netos que vão pagar a "factura"...

      Eliminar