domingo, fevereiro 20, 2022

«Não existem mentiras na nossa profissão»


Eu já sabia da generosidade do Pedro, o actor com quem falei, por ser um "faz tudo" na companhia, profissional, onde trabalha.

Quando tinha funções executivas numa associação, recebi várias vezes o seu telefonema, para nos disponibilizar bilhetes para assistirmos à peça em exibição nos "dias mortos" (meio da semana...). Fazia questão de nos oferecer bilhetes por saber que "éramos das culturas" e gostarmos de teatro. E quando não podia oferecer, fazia preços de grupo convidativos.

Numa das poucas vezes que conversámos, no bar do teatro, ele explicou-me o porquê daquelas "ofertas". Algumas empresas patrocinadoras recebiam bilhetes como contrapartida dos apoios, mas raramente os levantavam. E como o mais importante era ter gente na sala, a companhia tinha uma lista de associações e de escolas, que aceitavam os convites de bom grado, e que até poderiam, mais tarde ou mais cedo, tornarem-se espectadores assíduos (gostei deste seu argumento...).

Lá estou eu a "esticar-me"... Só queria escrever uma frase que ele me disse, e que diz quase tudo desta arte. Quando me falou da "feira de vaidades" que reina nos palcos, deixou bem claro, que essa é uma das características da profissão: «Aqui, ninguém esconde ao que vem.» E continuou, «ninguém esconde que o que quer é brilhar no palco. Não existem mentiras na nossa profissão.»

E como ele está certo... A maior parte dos actores de teatro (não estou a falar dos das telenovelas...) só quer aquele palco. Nem sequer participa no "jogo" das revistas castanhas, que alguém resolveu "pintar cor de rosa"...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


6 comentários:

  1. Boa noite
    Eis uma profissão que não é muitas vezes reconhecida e que uma grande parte dos profissionais não são devidamente remunerados e quando chegam a uma idade mais avançada uma grande parte deles têm dificuldades de sobrevivência apesar de muitos anos de bom profissionalismo.

    JR


    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois não. Tirando as carinhas larocas das telenovelas (muitas deles sem nunca pisarem um palco...), a maior parte dos nossos actores e actrizes vida um quotidiano alimentado por sonhos e utopias, Joaquim...

      Eliminar
  2. Adoro ir ao teatro. Já não vou há um certo tempo... Mas creio que é natural que os actores gostem de "brilhar" no palco. Faz parte da profissão.
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que é natural, é uma escolha pessoal, Graça.

      Eliminar
  3. Feira de vaidades há por toda a parte, não é só no teatro. É também no desporto, na política e até (espanto! :) nas ciências. Mas há mais do que isso, pois acredito que pessoas como o Luis Miguel Cintra não se limitam à vaidade, há actores e encenadores que acreditam e cultivam o teatro pelo valor intrínseco que este tem. E é esse suplemento de "alma" que interessa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que o teatro é muito mais que vaidade, Miguel. Mas é o espaço ideal para quem gosta de palco.

      Eliminar