sábado, outubro 09, 2021

O Velho que de Longe a Longe sai das Catacumbas


De longe a longe, o velho sai das catacumbas, olha-se ao espelho e escolhe o seu ar de "sábio". Depois aperta o nó da gravata vem até à janela, espreita para todos os lados, volta para dentro e imagina que está a dar uma das suas aulas monótonas, de economia, misturada com finanças e de ciência política. 

Como continua a gostar de engolir cassetes, as suas palavras permanecem presas ao século passado. É capaz de dizer coisas como: «No meu tempo é que era bom» ou então: «Ainda está para nascer alguém tão bom como eu.» Consegue passar o dia inteiro neste registo, inchado como um pavão e com o ar mais sério do mundo.

Poucos conseguiram caracterizar tão bem  e com tanta simplicidade, o seu tempo, como o realizador Fernando Lopes. Consigo escutar a sua voz singular a dizer: 

«Quando não sabes o que fazer e tens carro, vais para a estrada. As pessoas hoje quase todas têm carro. Herdámos isso do cavaquismo. E também a ideia dele do progresso: ter carro, frigorifico e televisão e nada na cabeça. Não é por acaso que vivemos tão intensamente o 25 de Abril e estamos hoje tão despolitizados.» ("Jornal de Letras", 13 de Setembro de 2006)

O problema é que em 2021 estamos muito pior que em 2006. Além de estarmos despolitizados e descultarizados, tentam enfiar-nos coisas na "cabeça vazia".

(Fotografia de Luís Eme - Covilhã)



6 comentários:

  1. Bom dia
    Esta publicação faz todo o sentido, porém é necessário saber interpretála como deve ser.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cavaco e companhia continuam a valer-se da memória curta do povo português, Joaquim.

      Eliminar
  2. Este velho nunca tem dúvidas e raramente se engana!
    Pensa que não nos lembramos do fez!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois mão, foi por isso que hipotecou a agricultura e as pescas, Rosa.

      Tal como tentou acabar com o transporte ferroviário, que é muito mais resistente do que parece...

      Eliminar
  3. É triste perceber que esta é a verdade.

    ResponderEliminar