segunda-feira, março 11, 2024

«Quem é esta gente que vive à nossa volta?»


Depois de saber os resultados eleitorais no meu distrito, Setúbal, com o Chega no segundo lugar, fiquei completamente abismado.

Por saber o que está pela frente e por detrás desta força política, a única pergunta que fiz a mim próprio foi: «Quem é esta gente que vive à nossa volta? Quem são estas pessoas que votam num partido assumidamente, racista, xenófobo, conservador e autoritário?»

Mesmo que esteja a divagar um pouco, não me deverei enganar muito.

Provavelmente é o merceeiro da rua de baixo, que usa um bigode fininho e ainda se penteia com brilhantina (onde só entro por necessidade extrema, porque tem sempre os preços mais altos do bairro...); o meu barbeiro, que ainda vive com os "fantasmas do Prec" dentro da cabeça; ou o meu vizinho da frente que vê em cada estrangeiro um bandido...

Só faltava mesmo este partido saltar para o poder, para todos "curarem a tosse" e fingirem-se felizes por a "missa" voltar a ser um acontecimento nacional...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas) 


8 comentários:

  1. O voto jovem ignorante, mais o dos anteriores abstencionistas, mais o dos saudosistas deu nisto.
    Também se pode acrescentar o papel do MP, mais o da comunicação social.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há muitas coisas, Rosa.

      Muito protesto por se viver com menos dinheiro e pior saúde, educação e segurança...

      Eliminar
  2. Se calhar estavas tão "pedrado" qu votaste no CHEGA. Para a próxima deitar cedo na véspera do dia das eleições, levantar á 8 horas e não beber nada antes de votar. Mesmo assim não é garantido que te enganes.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. (ainda não percebi porque é que não eliminei este comentário...)

      Eliminar
  3. Já noite bem alta, caminhante e vagabundo de outras eleições, antes e depois do dia inicial inteiro e limpo, triste, algo cansado, a pensar nos filhos e nos netos a quem vamos deixar este país no estado a que chegou, ocorreu-lhe uma fala no Acto V , Cena II, do «Hamlet» do velho Shakespeare que muitas vezes lhe serve de muleta para variadas circunstâncias: «O resto… é silêncio…».

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Vamos ver o que vem aí, Sammy.

      Bom não será, com toda a certeza, pelo menos para quem acredita numa sociedade mais justa...

      Eliminar
  4. Sempre me interrogo porque não me explicam para onde foram os votantes do costume?
    Passaram para a abstenção ou mudaram o voto?

    ResponderEliminar
  5. Sempre me lembro de viver uns anos num país que se dizia, sem controvérsias, multirracial e multicultural, do Minho a Timor.
    Será a Liberdade que tornou tão comum o dizer-se ser 'racista e xenófobo' ?

    ResponderEliminar