domingo, maio 29, 2022

Um Olhar de "Peão" em Lisboa...


Talvez por ter "pouco mundo" acho Lisboa a cidade mais agradável para se circular a pé, apesar das suas colinas. Sou capaz de caminhar mais de duas horas pelas ruas lisboetas, sem sentir qualquer desconforto. Isso acontece porque descubro sempre coisas diferentes nos lugares e nas pessoas com quem me cruzo.

Por não gostar de andar em filas, quase que só passo de carro por Lisboa ao largo (quando vou às Caldas ou a outro lugar...). E é também por isso que acho ridículo querer colocar mais "limites de velocidade" na Capital (o que só contribui para o aumenta ainda mais das filas e à confusão no trânsito...).

Também não concordo com a proibição de circulação na Avenida da Liberdade de viaturas aos fins de semana. Acho que se deve limitar, sim, diariamente, a circulação a carros particulares (o que já se fala há anos, mas que se fica pelas ameaças...) pelo chamado centro da Capital. Até porque os transportes públicos já foram muito piores...

Do que eu não ouço ninguém falar é dos "limites", que deviam ser feitos às trotinetes (talvez o maior perigo para os peões em Lisboa, graças à "loucura adolescente" de quem as conduz (mesmo que tenham 40 anos...). Limite na velocidade e também do número de existências. 

Claro que em benefício do "turismo" vale tudo, até continuar a "desequilibrar" a cidade, ao ponto de qualquer dia não existir um lisboeta a residir no centro histórico da Capital...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


6 comentários:

  1. Boa tarde
    Mais um caso a ter em consideração para um debate municipal.

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. As coisas estão complicadas em Lisboa, Joaquim. A esquerda tem a maioria na Assembleia Municipal e contraria sempre que pode Carlos Moedas...

      Eliminar
  2. Eu nasci e sempre vivi em Lisboa. Mas, sinceramente há cidades, principalmente na Europa, muito mais bonitas do que a nossa capital. Roma, Florença, Viena, Munique, Londres,sei lá, são muitas onde gosto muito mais de passear. Até o Porto, para mim, é mais interessante, embora mais pequeno, claro!
    Lisboa, em minha opinião, não é uma cidade muito interessante.
    Bruxelas é uma cidade vibrante!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu sei, conheço relativamente bem Paris, Roma e Florença, Maria.

      Mas há outras coisas que nos ligam às terras, que são nossas...

      Gosto de Lisboa pelo Rio e também da sua simplicidade bairrista (que está a desaparecer...).

      Eliminar
  3. O Tejo, como é um rio muito largo, em vez de unir as duas margens, separa-as. É a minha opinião, claro!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas isso não é um mal, Maria.

      Se for bem usado, pode oferecer "personalidades" diferentes a cada uma das suas margens.

      Eliminar