segunda-feira, maio 23, 2022

O Peso de Termos Mais ou Menos Estado Social


Não sei se temos verdadeiros liberais no nosso país, apesar de agora até existir um partido com esse nome.

Digo isto porque muitas pessoas que defendem um Estado menos Social e mais Liberal, o que pretendem é apoiar mais as empresas e menos as pessoas, com o argumento de que estas é que são "o motor da economia".

Tenho cada vez mais dúvidas sobre este ponto de vista "liberal". Basta olhar para a nossa sociedade, cada vez com menos ricos (mas muito mais ricos) e mais pobres (bastante mais pobres)...

Embora seja contra todo o tipo de subsidiodependências (sempre que for possível, devem dar-se "canas de pesca e não peixe" às pessoas), sei que há áreas da sociedade que só conseguem subsistir com apoios públicos. E por isso que defendo que quem recebe dinheiro do Estado, também deverá ter obrigações, ou seja, tem de dar o seu contributo à sociedade, da forma que lhe for possível.

Muitas vezes quando se fala do rendimento mínimo e de outros subsídios dados às pessoas que vivem com mais dificuldade, tenta-se dar a ideia de que estes têm um peso financeiro muito grande no orçamento do Estado. Provavelmente o apoio que é dado às empresas tem um peso muito maior (podia falar da TAP, mas também da Auto-Europa, que recebe grandes benefícios do Estado...).

É por isso que penso que se tivéssemos um Estado menos Social, a miséria e a degradação da vida humana iria aumentar, um pouco por todo o lado. Sei que há pessoas que não sabem viver sem "esmola", mas através dos apoios que recebem, elas também têm obrigações, que até podem parecer pequenas, mas que acabam por ser fundamentais para um maior equilíbrio social. A mais importante (para eles e para nós...) talvez seja a obrigatoriedade dos seus filhos frequentarem a escola. 

Quando olho para esta sociedade, cada vez mais desigual, só posso ser um acérrimo defensor do SNS (muito mais bem organizado que o que existe...) e da Educação para Todos.

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


Sem comentários:

Enviar um comentário