quarta-feira, maio 04, 2022

É Normal que se Leiam Cada vez menos Livros...


Ontem o Canal um (uma coisa que não "existe", mas que continua a ser tratada desta forma, por quase todos nós. É um pouco como as ruas e os largos que se "rebelam" contra os novos donos e permanecem "eternamente" com as velhas toponímias...), resolveu falar de livros e de leituras, convocando alguns escritores e professores ligados a este mundo.

Claro que não se chegaram a grandes conclusões. Nunca se chega, estes programas são sempre demasiado curtos... Falou-se dos problemas de sempre, da educação, do preço dos livros, da concorrência do nosso mundo digital e também das muitas solicitações para os jovens.

Bateu-se muito na "educação", porque continua a ser fácil "dar porrada" na escola, quando estamos sempre à espera que seja ela a fazer o "nosso trabalho de casa"...

Eu já não "bato" em ninguém. Sei que o problema da falta de leitores é, essencialmente, um problema cultural. Penso que as pessoas que não leem livros, são as mesmas que não vão aos museus ou ao teatro. 

O que eu noto é uma grande lacuna na procura de "novos leitores" (ou de "novos públicos" nos museus e teatros...). Tudo o que se faz no nosso país tem como alvo quem já gosta de ler (desde os "clubes de leitura" aos "festivais literários"...). É preciso ir à procura dos "não leitores" e explicar-lhes o "sabor especial" que um bom livro pode ter. E ir ainda mais longe, pois os livros são de tal forma multifacetados, que até são capazes de nos levar a dar uma "volta ao mundo", sem sairmos do mesmo sítio...

Mas o problema maior talvez seja todo este excesso de informação que nos rodeia (umas vezes "palha" outras "invenções"). Gera demasiada confusão, ao ponto de ser capaz de nos afastar de pequenos prazeres, como é o da leitura. 

(Fotografia de Luís Eme - Ginjal)


11 comentários:

  1. Continuo a ser uma leitora compulsiva, embora com alguns altos e baixos.
    Tenho sempre livros entre mãos, mas fui sempre assim desde que aprendi a ler.
    Como professora, modéstia à parte, consegui transmitir o vício a muitos dos meus alunos.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Também gosto muito de ler, mas não sou "leitor compulsivo", mesmo que normalmente leia mais de trinta livros por ano (o ano passado passei os cinquenta, mas culpa foi da pandemia...), Rosa.

      O problema da escola é nem sempre se conseguir esbater a "obrigação", trazendo p "prazer" para a mesa.

      Eliminar
  2. Há tantas outras distrações hoje que os mais jovens não têm tempo de ler livros por prazer. Acontece aí e aqui. Estão a perder uma grande fonte de enriquecimento.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro, Catarina. É por isso que percebo que cada vez se leia menos.

      Eliminar
  3. Bom dia
    Confesso que leio muito mais agora que há vinte anos atrás .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu leio mais ou menos o mesmo, Joaquim.

      Quando estou a fazer alguma investigação (para livros ou outros trabalhos), leio menos. Limito-me a ler coisas relativas ao que estou a fazer.

      E como sinto falta de uma boa história...

      Eliminar
  4. Leio muito. Sempre li muito. É o que mais gosto de fazer!

    ResponderEliminar
  5. Sou incapaz de sair à rua sem levar comigo um livro!
    O livro faz parte de mim, faz parte da minha vida.
    Faz-me muita impressão quando entro em casa de uma pessoa e não vejo um único livro - como é possível?-

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei o que é melhor, ter uma estante com livros e não os ler ou não ter mesmo livros, Severino...

      Eliminar
  6. Olha Seve, se entrasses em minha casa, depois da renovação que lhe fiz, não verias um único livro exposto, exceto na mesa de cabeceira. " Escondi-os" todos em armários fechados para não ganharem pó 🤣🤣. Mas estão lá todos!

    ResponderEliminar