terça-feira, maio 10, 2022

Quando nos Tentam Roubar a "Identidade" (publicamente)...


Sempre que passo naquela rua da Sobreda, penso na mesma coisa: quem está ali é um António qualquer Lisboa, mas nunca o poeta António Maria Lisboa, que fez parte do movimento surrealista e morreu novo.

Sei que não é uma situação virgem, esta tentativa de abreviar o que é impossível de abreviar: "o nome de combate" do poeta.

Mas eu continuo na minha: apesar de algumas coincidências, este António Lisboa, não é o António Maria Lisboa. E é um "mal" que pode ser facilmente remediado com a substituição da placa...

(Fotografia de Luís Eme - Sobreda da Caparica)


14 comentários:

  1. A placa devia ser substituida. Concordo.

    ResponderEliminar
  2. Bom dia
    A maior parte das placas das ruas com nomes de pessoas são mesmo sem a intenção de homenagear a pessoa em si, mas para preencher algo que lá tem de ser .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Há os dois casos, há vontade de homenagear (e às vezes faltam as ruas nos locais certos...) e também o ter de "preencher calendário", quando se inventam novas artérias, quase a mando dos construtores, Joaquim.

      Eliminar
  3. Já disse no seu outro blogue que não entendo como uma proposta vai à AF e depois de aprovada vai à AM que depois a aprova ou não mas normalmente aprova chega a este resultado com tantos olhos a ver.

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Eu em termos legais não sei muito bem como essas coisas funcionam, Rosa. Mas acho que isto (como quase tudo...), tem a ver com a cultura e com a sensibilidade, e claro, as pessoas certas estarem nos lugares certos...

      Eliminar
  4. Boa tarde
    Desculpe pode dizer qual o nome do outro blog.

    JR

    ResponderEliminar
  5. Não tinham espaço na placa LOL

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O problema maior é estas pessoas não perceberem o que estão a fazer, Maria. As pessoas públicas têm um nome, que não se pode nem deve reduzir...

      Eliminar
  6. O mesmo aconteceu, em tempos, a Aristides de Sousa Mendes. No Monte de Caparica, Almada, resolveram atribuir-lhe o nome a uma Praça com a placa de Aristides Mendes.
    Quem por ali passa pergunta, quem é este fulano?
    A dificuldade é a de após a atribuição de um nome toponímico com os habitantes a identificarem-se com os mais diversos cartões, torna-se difícil a sua nova identificação residencial se mais tarde resolverem modificar-lhe o nome.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um caso igual, Diamantino (devemos encontrar pelo menos mais uma dúzia no concelho). Hoje mais chocante porque Aristides Sousa Mendes tem dimensão mundial.

      Eu sei que é assim, que depois existem uma série de problemas burocráticos, mas mesmo assim, acho que todos estes erros deviam ser corrigidos.

      Eliminar
  7. A cada passo tropeçamos na IGNORÂNCIA! Ela está em todo o lado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Cada vez mais, Severino.

      Dantes havia alguma vergonha, mas perdeu-se pelo caminho...

      Eliminar