quarta-feira, maio 25, 2022

"A Essência do Comércio" e a Ausência das Revistas nas Salas de Espera...


Quando preciso de ir a qualquer consulta e imagino que vou "esperar", mais que cinco minutos, faço-me sempre acompanhar de um livro, de preferência curto e leve.

E hoje foi uma boa ideia levar "A Essência do Comércio", de Fernando Pessoa, publicada há quase 100 anos (em 1926, na "Revista  de Comércio e Contabilidade"). É um livro de uma actualidade gritante, que teria muito a ensinar a grande parte dos nossos comerciantes (provavelmente o merceeiro da minha rua já leu este pequeno livrinho...). Começa logo com uma lição dada pelos alemães aos ingleses, com o negócio simples dos "ovos quentes" na Índia.

Fernando dá um particular enfase à psicologia, ao conhecimento que devemos ter "do outro". Curiosamente, essa continua a ser a principal lacuna de quem vive do comércio, que centra todas as suas atenções no presente e no lucro imediato (o turismo ainda agrava mais este problema...).

Apesar de ter ficado agradado com este Fernando Pessoa, "mais comercial", achei estranho a ausência de qualquer revista de moda ou de mexericos, que quase todos folheávamos nas salas de espera de clínicas e consultórios.

A pandemia nem poupou os "famosos", que uma boa parte das vezes, não fazia ideia quem eram nem o que faziam, para além de degustarem croquetes e fazer sorrisos cintilantes para os fotógrafos bem acompanhados.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


6 comentários:

  1. Boa noite
    Parece impossível mas é verdade, há um ano atrás não era assim. Hoje não saio de casa sem um livro comigo para o caso de ter de esperar e não ter o que fazer. Habituei me de tal forma que o livro já é uma companhia.
    Embora isto não tenha nada a ver com Fernando Pessoa.

    JR






    ResponderEliminar
    Respostas
    1. E que boa companhia que é um bom livro, Joaquim.

      Eliminar
  2. Olha "a Camponesa"! Dantes era muito genuína. Agora é só pró turista!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Toda a Lisboa é só para turistas, Maria.

      Voltámos ao mesmo, não aprendemos nada com a pandemia.

      O materialismo é isto...

      Eliminar
  3. O conhecimento do outro serve para a vida em todas as suas valências.
    Fernando Pessoa é um génio!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estava muito avançado no tempo, Rosa, muito mesmo.

      Eliminar