Se "não se estragar", até poderá ter uma estátua aqui, um busto ali, além do nome em muitas das ruas e praças da Ucrânia, como referiu o Jorge.
O mais curioso, foi o líder dos ucranianos ter entrado na conversa de café, apresentando-se com várias farpelas. Andou entre o "traste" e o "herói", mesmo que acidental (são quase todos...). E mesmo quem não morria de amores por ele, acabou por se render à sua coragem, porque Zelensky não fugiu, ficou. E já se percebeu que vai ficar até ao fim, seja qual for o desfecho desta guerra estúpida (como são todas)...
Todos sabíamos que este seu gesto tinha sido suficiente para inspirar e fortalecer todo o seu povo. Viram nele o exemplo a seguir, o homem que não vira a cara à luta e que "promete" não abandonar nem desistir do país (não esquecemos as várias "boleias" que lhe ofereceram, que seriam aceites pela maioria dos políticos...) que governa.
Em suma, Zelenky é o "herói" com que Putin não contava e que pode mesmo fazer dele um derrotado.
Fizemos todos figas para que isso acontecesse, mesmo aqueles que o olham com ar mais de oportunista que de herói.
(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)
Boa tarde
ResponderEliminarSeja qual for o desfecho desta guerra , vai ficar com certeza na historia deste país .
JR
Já lá está, Joaquim.
EliminarO que tinha a comentar já está tudo neste excelente texto!
ResponderEliminarGrato, Severino.
EliminarSinceramente, não compreendo, nesta altura, a opinião que algumas pessoas têm de Zelensky, considerando-o um falso herói, oportunista e não sei que mais. Quando se referem aos seus antecedentes fazem-nos recordar que foi ator e comediante. O que tenho lido dele, em várias fontes, é que é também licenciado em direito. Mas ninguém se refere às suas habilitações académicas. : )
ResponderEliminarAqui está um homem que não fugiu à sua responsabilidade quando o país foi invadido, que está em constante perigo (ele e a família), sempre presente virtualmente, tentanto defender o seu país com todos os meios ao seu dispor, pedindo ajuda a todos, demonstrando coragem e resiliência todos os dias.
Que fariam os mal-dizentes no seu lugar? Gostaria de saber. Tornar-se-á um vilão no futuro? Quem sabe! Mas por enquanto ele merece o meu respeito e a minha admiração.
Pode ser tudo isso e mais alguma coisa, mas está lá, Catarina.
EliminarO facto de ele ser licenciado, em Direito ou noutra coisa qualquer, não o define como pessoa. Putin também é licenciado!
ResponderEliminarEu acho que, quando se fizer a reconstrução da Ucrânia ( sim, porque a guerra irá acabar, como acabam todas, e a Ucrânia vai ter de ser reconstruída) ele vai ter um papel importante nessa reconstrução. E ganhar muito dinheiro com isso, claro!
Claro que não, Maria.
EliminarNão sei se terá tempo para isso...
Porque a UmaMaria se referiu ao que eu disse, vou acrescentar “mais uma coisinha”... UmaMaria concordo contigo (posso tutear-te? : )). O ser licenciado não o define. Assim como o ser comediante. Mas as pessoas insistem em referir-se à sua ex-vocação e não é para o enaltecerem...
EliminarRosa, as pessoas dizem o que lhes apetece. Isso não me influencia em nada. LOL
EliminarZelenky ficará na História desta guerra tão cruel. Não seria mais fácil fugir? Confesso que aprecio a atitude dele.
ResponderEliminarMuita saúde, meu Amigo Luís.
Um abraço.
Claro que sim, Graça. E era o que a maioria dos politicos fazem. Partem para o "exílio"...
Eliminar(faria...)
Eliminar