domingo, janeiro 16, 2022

O "Espírito do Tempo"...

Durante este fim de semana li um artigo de opinião de José Gil (já com alguns anitos), que me deixou a pensar, e a concordar, com o seu ponto de vista.

Numa linguagem mais simplista e menos filosófica, Gil entendia que o presente estava a ocupar demasiado espaço na vida das pessoas, afastando-as do passado (que se tornava cada vez era menos importante na vida das pessoas...), ao mesmo tempo que desvalorizava o futuro, por ele, simplesmente, não "existir".

Penso que com o passar dos anos, esta sua ideia ainda se agravou mais. Até mesmo o presente, apesar da sua "largura", ficou cada vez mais "balofo", sem substância. 

E se o passado é uma fotografia ou um filme a preto e branco, o futuro é algo que pode ser tão "tenebroso", que o melhor mesmo, é esquecê-lo...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


6 comentários:

  1. O futuro é hoje. E não adiante fugir do passado porque só ele nos pode explicar o presente...
    Gosto de ler José Gil.
    Uma boa semana com muita saúde, meu Amigo Luís.
    Um abraço.

    ResponderEliminar
  2. Não é apenas o presente é o JÁ é o AGORA, por exemplo já viram que a grande maioria das pessoas está 24 horas on-linne, é que nem tem tempo para pensar e, ainda por cima, pensar, olhar, ver, cheirar, reflectir dá muito, muito trabalho.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estes tempos são estranhos, Severino. E também nos tornam cada vez mais estranhos.

      Eliminar
  3. Mas ainda anda muita gente fixada no passado!

    Abraço

    ResponderEliminar