segunda-feira, janeiro 03, 2022

Quando os Títulos Enganam e os Livros pedem para ser Lidos de Seguida...


Há muito tempo tempo que não lia um romance em apenas 24 horas. E o giro da coisa, foi ter acontecido quase por acaso. 

Como tenho andado em arrumações, houve muitos livros que "submergiram" e ficaram depositados numa estante provisória. "Conflito em Palmyra" de Erskine Caldwell, foi um deles.

Peguei nele na manhã de ontem e acabei de o ler na cama (já era tarde, mas não tinha sono e fui lendo até chegar à última página...), já de madrugada.

Numa conversa sobre livros, o Carlos Alberto disse-me que "Conflito em Palmyra" fora um dos melhores romances que lera. Acabámos por não falar de pormenores, mas uma vez encontrei um exemplar na Feira da Ladra e acabei por o comprar.

O mais curioso, é que o título sugeria-me uma história sobre um dos muitos conflitos do Oriente. Estava longe de pensar que se tratava de uma romance sobre a América sulista e racista, passada numa pequena terreola norte-americana...

(Fotografia de Luís Eme -  Fonte da Pipa)


4 comentários:

  1. Uma coisa que me dá pena é saber que nunca lerei tudo o que gostava de ler!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não penso muito nisso, Rosa. :)

      Nem mesmo agora sou demasiado criterioso com o que leio. Mas devia...

      Eliminar
  2. Erskine Caldwell - Este escritor norte-americano é grandioso!
    Vale a pena ler.
    Adorei todos (e já foram muitos) os livros que li deste grande escritor americano. Absolutamente imperdíveis.
    "O PREGADOR", "CERTAS MULHERES", "A ESTRADA DO TABACO" "DOIS NEGROS EM...são alguns que agora de repente me vieram à cabeça. Leiam Erskine Caldwell !!!!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Foi o primeiro livro que li dele, Severino.

      Tanto grande escritor que nunca iremos ler...

      Eliminar