Falo de "O Sul dos Meus Sonhos", de Teresa Rita Lopes. É um livro em que a poesia quase que se pode confundir com a prosa, pela sua linguagem simples e por tudo o que nos transmite, poema a poema.
Conheço este Sul da Teresa Rita, porque há muito que escolhi o Sotavento para passar as férias de Verão. Mas isso nem é o mais importante. Importante é rever-me nas memórias poéticas da escritora, à medida que vou lendo vou recordando as pessoas e os lugares da minha meninice. Volto atrás no tempo e penso no que fui e no que sou.
Consigo compreender melhor os outros, que tinham dificuldade em lidar com uma criança curiosa, livre e difícil, porque fugia da norma.
Consigo gostar de coisas que fingia não gostar... à distância de mais cinquenta anos.
Continuo a pensar, que é para nos fazer pensar e sonhar, que se escrevem livros.
(Fotografia de Luís Eme - Algarve)
Bom dia
ResponderEliminarSem querer ser apenas agradável, gostei muito de ler esta publicação, pois também sou um sonhador quando visito lugares de onde tenho boas recordações, e também escrevo sobre pessoas que passaram na minha vida que de certo modo me marcaram .
JR
Não podemos ler tudo, é certo, mas há autores que andaram anos e anos no pensamento e nunca se leu um livro. Lamentavelmente. Teresa Rira Lopes junta-se aos muitos e muitos de uma lista, que ele não dirá ser interminável, mas que contem graves lacunas. Fecha o comentário deixando as palavras, com que se engana a si próprio, de que ainda estará a tempo… sonhos... sempre só sohos...
ResponderEliminar