segunda-feira, janeiro 31, 2022

Cafés (apenas) com História...


Ao ler uma reportagem sobre os cafés com história de Paris,  recuei no tempo e recordei alguns cafés e vários companheiros de "tertúlias"...

Saint-Germain-des-Près era o lugar mais apetecido do pós-guerra, com um histórico único no mundo, tantas foram as personalidades artísticas que por ali passaram.

Embora hoje tente alimentar o charme de outros tempos (mais para turista ver...), não acredito que os seus donos sintam saudades do tempo em que tinham as mesas cheias de artistas, que procuravam consumir o mínimo e passar ali o máximo de tempo possível.

Talvez o nosso sitio mais parecido com Saint-Germain-des-Près, seja o Chiado, que hoje também atrai sobretudo turistas. Muitos vão à procura do Fernando Pessoa de bronze, sempre fotogénico...

Os tempos de hoje não são propícios à existência de tertúlias. Ainda existem muitos artistas, mas parece que falam cada vez menos uns com os outros...

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


8 comentários:

  1. Nos anos 80, o Martinho da Arcada era frequentado por grupos de jovens que lhe davam alguma vida. Hoje é mesmo só para o turista. É deprimente!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Nos anos oitenta ainda havia muita vida nos cafés (muitos deles ainda não eram outras coisas...), Maria.

      Eliminar
  2. Não são só os artistas que falam cada vez menos uns com os outros, falar, ler, escrever passou a ser um exercício para solitários!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, estes tempos são dos "fala-baratos", dos "populistas", Rosa.

      Isto não tem nada a ver com a pandemia.

      Eliminar


  3. A importância dos cafés perdidos nos fumos do passado.
    Lembra as tertúlias nas tardes de segunda-feira no Café Martinho, junto à estação do Rossio, José Gomes Ferreira, Augusto Abelaira, Carlos de Oliveira, outros.
    Segundo uma nota final que escreveu, José Rodrigues Miguéis, diz-nos que começou a escrita de O Milagre Segundo Salomé, « sentado certa manhã, numa mesa d’A Brasileira do Chiado junto à porta, e sozinho como quase sempre, eu tenha tomado num papelinho de acaso a primeira nota para uma cena que viria a ser germe e fulcro do romance: «Onde a lava transborda.»
    Camila Miguéis, sua mulher, numa entrevista:
    «Quando chegou aos Estados Unidos a primeira coisa que o ia matando foi quando descobriu que não havia cafés. Como é que podia viver sem um café onde encontrava os amigos, onde se sentava e levantava logo que se sentia desconfortável ou aborrecido, ou quando lhe surgia uma ideia e tinha de regressar a casa para a escrever? Como é que as pessoas podiam viver daquela forma? Isto foi um problema muito, muito difícil para ele, e eu sentia-me desanimada, porque não o podia resolver. Quando lhe disse o que tínhamos – restaurantes, cafetarias, balcões, vários locais -, ele disse: «Mas eu estou a falar de um café; tu não percebes.» E esta situação aborreceu-o a vida toda. Aborreceu-o mesmo.»

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Tudo muda, Sammy.

      Mas não precisava de mudar tanto, e de uma forma tão radical...

      Eliminar
  4. Gostei de ler. os artistas como o restante dos humanos estão cada vez mais ilhados em torno de si mesmos.
    Abraço e saúde

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas também não lhes dão espaço, Elvira.

      Os "mediocres" que estão no poder têm medo das pessoas inteligentes, que pensam, que têm ideias...

      Eliminar