domingo, janeiro 30, 2022

Mudanças com Mais Derrotados que Vencedores


Normalmente temos dificuldades em encontrar "perdedores" após se saberem os resultados das eleições. Quase todos os partidos, mesmo os que ficam muito aquém das espectativas, arranjam uma desculpa qualquer. Os mais habilidosos até são capazes de inventar qualquer "estratégia de vitória", por muito pífia que seja. 

Mas esta noite não foi mesmo possível "esticar o cordel", não houve qualquer espaço para "habilidades", tanto para o PSD como para BE, a CDU, o PAN ou o CDS. Tiveram de guardar os números habituais de circo, que estavam preparados para serem apresentados na hora dos discursos.

Já o PS, o Chega e o IL, parecem ter todas as razões para irem "festejar para o marquês".

Iremos assistir a algumas mudanças, mas não sei se serão muito significativas, para além dos discursos mais incisivos da direita e da extrema direita, que finge que vai "revolucionar" o parlamento.

Quem continua a não fazer lá muito bem o "trabalho de casa" são as empresas de sondagens. Parecem caminhar cada vez mais pelas "ruas da amargura", provocando desgostos, mesmo a quem não confia muito nelas...

(Fotografia de Luís Eme - Cacilhas)


12 comentários:

  1. Bom dia
    Para além dos perdidos que mencionou, falta também as ditas empresas de sondagens que devem ser pagas para isso, ou então não sabem mesmo o que fazem .

    JR

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois é, estas empresas começam a prestar um mau serviço à democracia, mesmo que isso convenha a alguns partidos, Joaquim.

      Eliminar
  2. “Isto anda tudo ligado”, escreveu o poeta lembrando um velho que tal dizia.
    … e se nos tropeções que vamos dando com o mesmo pé, e na mesma pedra, acabarmos por concluir que as empresa de sondagens “souberem” mesmo fazer os trabalhos de casa?...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Essa é a questão, Sammy.

      Tanto o empate técnico como a possível vitória de Rio (que quase o puseram a cantar, antes de tempo...) publicitados, teve muitas responsabilidade na maioria do PS, através do "voto útil".

      Eliminar
  3. É verdade.
    Nem sei quem pode confiar em sondagens e na comunicação social!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É verdade, Rosa.

      Tentaram inclinar o campo para o lado direito.

      Eliminar
  4. A única sondagem que vale é a que nos dá o resultado das eleições. Só desejo que a extrema direita não tenha nenhuma hipótese, visto que nem programa tem...
    Uma boa semana com muita saúde.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Estou convencido que a meio do mandato já andarão às turras, uns com os outros, Graça.

      Por isso mesmo, terem o mesmo programa que os taxistas.

      Eliminar
  5. Eu cá para mim até acho que algumas sondagens diárias fizeram um jeitão ao PS criando a im pressão que " a Direita" se ia unir toda. E houve muita gente a votar PS com medo dessa Direita....
    O fantasma do Pedro Passos Coelho ainda anda por aí a meter medo a muita gente. E não sei se com razão....

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Claro que fizeram, Maria.

      Muito voto útil "roubado" à CDU e ao BE.

      Eliminar
  6. E, tal como previ (e não era difícil prever), o BE e a CDU foram penalizados simplesmente por não terem tido olhos de gente (nem o sentido da realidade) e de não terem -querido- sentir e ouvir a voz do povo quando foram mais papistas que o Papa, ao não terem aprovado o Orçamento Estado.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, era previsível, Severino. Até pela campanha do Costa, sempre a apontar-lhes o dedo.

      Eliminar