domingo, fevereiro 07, 2021

As "Acrobacias" Humanas do Costume (com pinos e volteios de casaca)...


Por muito fortes que sejamos, é muito difícil lutar contra o "mundo", especialmente quando ele se ergue, quase em uníssono, com uma vontade quase louca de nos tramar.

No desporto, aliás no futebol, é onde isso acontece todos os dias. Mesmo quem já provou tudo, como são os casos de Cristiano Ronaldo ou José Mourinho, se as coisas começarem a correr mal, aparecem logo alguns "coveiros", movidos a inveja e cinismo, capazes de inventar coisas do arco da velha, só para defenderem os seus pontos de vista, tentando apagar tudo o que fizeram antes, como se tal fosse possível...

Mas no mundo do espectáculo passa-se a mesma coisa. Nunca esqueço o que aconteceu com Herman José, que era considerado o maior humorista da nossa história, e que de um momento para o outro, deixou de "ter graça", de nos "fazer rir". Embora alguns anos depois continue a demonstrar que o  seu talento não fugiu com a idade... E na actualidade é notória a aposta de muita boa gente no fracasso de Cristina Ferreira, pelos motivos do costume (a inveja e o cinismo da ordem...). A tal gente que tem tanta dificuldade em conviver com o sucesso dos outros...

Quando temos memória, torna-se mais difícil de aceitar toda esta "acrobacia humana" que nos cerca...

(Fotografia de Luís Eme - Foz do Arelho)


5 comentários:

  1. Acho muito interessante ter usado a expressão "acrobacia humana".
    Se toda a gente focasse na sua própria vida, nos seus objetivos e na sua realização pessoal e sentisse admiração por quem já faz isto, o mundo seria um lugar melhor!

    Beijinho e boa semana!

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É curioso como a sabedoria popular sabe tantas coisas de nós, Micaela.

      Lembro-me da minha avó dizer que com as dificuldades, as pessoas boas tornam-se melhores e as más, ainda piores... E acho que estava certa.

      Tanto egoismo por aí à solta.

      Eliminar
  2. Mas ó Luís, a Cristina Ferreira, já fez alguma coisa de bom que fique para a posteridade (para além dos gritos)? Ou será que sou eu que não vi (efectivamente mudo de canal se ela me aparece de frente)?

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Mas eu não refiro nenhuma qualidade da Cristina Ferreira (embora deva ter várias, pelos milhões que ganha...), Severino. O nome dela surge aqui apenas por ver tanta gente a apostar na sua "desgraça", por ser alvo de inveja (apenas pelo sucesso e pelo dinheiro que ganha).

      Eliminar
    2. E por ver tanta gente que a achava o "máximo", a olhá-la de lado... com as tais "acrobacias humanas".

      Eliminar