terça-feira, fevereiro 02, 2021

Sabe (quase sempre) Bem "Remar contra a Maré"


Não sou muito de esperar pela melhor altura, ou pelo momento certo. A minha teimosia faz com que goste de "remar contra a maré" (embora agora a idade comece a não ajudar, a força já não é a mesma...), é por isso que me apetece falar de Jorge Jesus, sem ligar sequer ao facto de o Benfica ter perdido ontem o derby lisboeta.

Apetece-me falar do homem cheio de singularidades, que é treinador de futebol, e que de repente, viu-se sem jogadores fundamentais (a defesa ficou toda infectada...) e sem os companheiros da equipa técnica...  que em vez de "meter baixa", ficou sozinho ao "leme" da Barca da Luz, sem baixar os braços e sem deixar de olhar a adversidade.

E já estava com sintomas desta doença maldita (fez sete testes que acusaram negativo, só ao oitavo, e com outros exames complementares é que ficou com o selo de "infectado". Estas contradições em volta dos testes são uma daquelas histórias que mereciam uma boa investigação...), aguentou firme e nunca deixou de estar ao lado dos "seus", mesmo que eles não fossem os melhores, fossem apenas os possíveis...

Não conheço Jorge Jesus. Talvez nos tenhamos cruzado alguma vez, em algum jogo ou evento desportivo, mas não o retive na memória. Há algumas coisas que não gosto na sua personalidade, como a sua vaidade, que o faz dar ares de "melhor treinador do mundo" e dizer algumas coisas, quase estúpidas (embora reconheça que este seu amor-próprio foi o "motor" da sua já longa carreira, que começou nas divisões inferiores e nunca o fez desistir de chegar ao topo...). Mas depois gosto do que fica mais escondido, não duvido que o Jorge é alguém extremamente generoso e solidário, que nunca desiste de lutar nem se cansa de vencer.

O Benfica pode não ser Campeão este ano, mas tenho a certeza de que o será no próximo ano, porque Jorge Jesus, além de ser um vencedor, é um treinador de longa duração, que nunca tem uma toalha a seu lado para atirar ao chão.

(Fotografia de Luís Eme - Lisboa)


Sem comentários:

Enviar um comentário