terça-feira, fevereiro 16, 2021

Os "Copistas" e a Ignorância Atrevida...


Apeteceu-me continuar a escrever sobre o mundo das artes plásticas, para falar de uma realidade, um pouco estranha, com a qual tomei contacto através da minha experiência como associativista cultural.

Durante mais de duas décadas participei na organização de mais de uma centena de exposições artísticas (de pintura, desenho, escultura, fotografia e artesanato...). Contactei com todo o género de artistas, desde vários jovens com talento, à espera de uma oportunidade (que nem sempre surgiu...), às pessoas que depois de se reformarem voltaram aquele que foi um dos seus "amores" na juventude... 

Estas últimas pessoas acabam por ser as mais curiosas, pela forma como olham para a arte e para os artistas. Muitas voltaram a pintar nas universidades de terceira idade. Percebi que nas aulas não se estimulava muito a criatividade, usava-se mais a "cópia" das obras de vários pintores. 

Em algumas exposições alguns destes novos artistas participavam com estas "cópias", sem usarem da tal criatividade, que talvez também vá desaparecendo com o tempo... Perguntava-lhes porque razão não tentavam oferecer um cunho pessoal ao quadro, alterando as cores e acrescentando ou retirando este ou aquele motivo. Olhavam-me com algum espanto e depois diziam que nunca tinham pensado nisso. Mas que era boa ideia. Por vezes acrescentava ainda outro argumento, o direito de autor, que também fingiam desconhecer. 

Dentro da sua "ignorância atrevida", nem sequer tinham noção que o "copiar" pode ser um "caso de polícia"...

(Fotografia de Luís Eme - Almada)


2 comentários:

  1. Não nasci com o mínimo jeito para artes, tirando o desenho geométrico em que tinha boas notas, no resto era uma nódoa.
    Quanto aos artistas das universidades séniores também tem a ver com quem os orienta e devia informar.
    Para passar o tempo, neste tempo que nunca mais passa, vou pintando desenhos já feitos! :)

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. claro que sim, os professores podem ou não apelar à nossa criatividade, Rosa. :)

      Temos de nos entreter com alguma coisa. :)

      Eliminar