terça-feira, fevereiro 09, 2021

A Vida e as Segundas Oportunidades...


Sei que não existem pais perfeitos, da mesma forma que sei, que alguns são melhores que outros. Mesmo que não existam fórmulas, muitas vezes basta querermos ser, e fazer por isso, claro. Também é importante que a vida ajude, que se consiga o equílibro familiar necessário...

Escrevo estas palavras porque ao abrir um dos meus vários "caderno de férias" (este de 2008), descobri uma descrição que fiz , do que olhei, já quase ao fim da tarde, na praia:

«Vi na praia um avô e um neto, juntos no banho e nas conversas na toalha.

Lembrei-me dos pais que se esqueceram de ser pais e que depois fazem promessas de ser melhores avós. Só que a vida nem sempre nos dá segundas oportunidades... e muitas vezes este desejo sai defraudado. A distância é o mais comum. O normal é os nossos filhos encontrarem uma segunda terra para viverem a vida de adulto. Mas também podemos partir cedo demais, ter uma daquelas vidas que não chegam a netos... E lá se vai o desejo e a vontade de se ser "pai", uma segunda vez, com mais tempo e ternura...»

Nós agora ainda temos outro problema. Como casamos tarde e ainda temos filhos mais tarde, nem sequer pensamos muito na tal "segunda oportunidade"... 

(Fotografia de Luís Eme - Algarve)


13 comentários:

  1. Nunca tinha pensado nisso!
    Penso que por termos filhos mais tarde damos mais significado às nossas responsabilidades e ao nosso papel de pais!
    Conheço mulheres que engravidaram antes dos 20 e depois engravidaram aos 30 que dizem ter vivido e sentido mais a maternidade à segunda vez.
    Hoje em dia acho que somos pais mais atenciosos, mais preocupados, eu pequei por proteger demais e deixar a minha filha sempre em primeiro plano na minha vida! Segunda oportunidade para mim, acho que vai ser pior ainda como avó (risos)! Tenho tendência para colocar os outros acima de mim!

    Este seu teu texto é uma boa reflexão, devemos ser o podemos aqui e agora!
    Bom dia com muita boa disposição! 😊

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Não sei se é assim, Micaela.

      Acho que pensamos mais em nós... E sim, somos mais responsáveis (há menos filhos a nascerem por acidente) e atenciosos (talvez até demais).

      Eliminar
  2. Onde assino tão belo e assertivo texto?
    .
    Uma semana feliz. Cumprimentos
    .
    Pensamentos e Devaneios Poéticos
    .

    ResponderEliminar
  3. Também há quem perca os filhos sem ainda terem netos.
    Felizmente fiquei com um filho e tenho dois netos!
    A forma de acompanhar os filhos vai variando ao longo dos tempos, dos contextos e do nº de filhos.
    O meu filho é um pai/mãe espetacular!

    Abraço

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Esses casos são "contranatura", Rosa.

      Mas é perfeitamente normal que os avós tenham mais disponibilidade para os netos, que tiveram para os filhos. Muitas vezes já estão reformados.

      Eliminar
  4. Não acompanhei muito bem a adolescência da minha filha e sinto muita culpa por isso. Apesar de ela hoje ser uma adulta muito bem sucedida, eu sinto que algo se perrdeu lá atrás entre nós.
    Também mudou de cidade. Foi viver com o namorado para o Porto. Hoje, tenho muitas saudades dela! E este confinamento que não me deixa lá ir...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Às vezes são os nossos filhos que se "fecham no seu casulo" e nós não queremos ser "invasores", Maria... (a minha filha está assim...).

      Amanhã vai sere melhor que hoje.

      Eliminar
  5. Ninguém é perfeito, Luis, mas temos que dar o melhor de nós...educar com amor é sempre a melhor opção.

    Ser mãe aos vinte e oito e depois aos trinta, é um bocadinho diferente de voltar a ser mãe aos quarenta e dois! Quanto mais não seja, os dois primeiros não tiveram direito a blogue!!! [brinco! :))]

    Continuação de boa semana. Saúde.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Pois temos, Té, e sim, é o amor é que nos salva.:)

      Muito diferente, muito mesmo. Os blogues servem para tudo e ainda bem. :)

      Eliminar
    2. Há imensos bloguHáes e sobre os mais variadíssimos temas...e o que leva "A" a criar e a alimentar um blogue não tem que ser, forçosamente, o que leva "B" a criar e a alimentar um blogue. Viva a diversidade!
      Bom fim-de-semana

      Eliminar
    3. Concordo plenamente, Té.

      Viva a diversidade!

      Eliminar
  6. *blogues

    Há imensos blogues e sobre os mais variadíssimos temas...

    Assim é que é! :)

    ResponderEliminar