segunda-feira, abril 06, 2015

Absurdo (Ou Talvez Não)


Tinha pensado escrever qualquer coisa sobre a "invenção" de que em 2050, haveria tantos muçulmanos como católicos no nosso planeta. Não consegui perceber como é se chegaram a estes dados, que estudos foram feitos, etc. Para mim só podia haver uma clara manipulação de números.

Mas depois do que aconteceu numa universidade do Quénia (país maioritariamente católico), em que mataram 147 estudantes católicos, pensei que a violência e o medo podem fazer milagres... 

Só não sabia como é que os estudiosos colocavam a violência e o medo nas suas análises...

Já depois de começar a escrever, li a crónica do Ferreira Fernandes, em que ele vai ainda mais longe, diz que o instituto demográfico Pew Research Center, defende que em 2070 haverá mais muçulmanos que católicos. Foi bom ler este excelente jornalista (para lá da sua ironia...), porque abriu-me uma janela, a da demografia. Se os muçulmanos continuarem a reproduzir-se como "coelhos", será uma forte possibilidade ficarem em maioria.

Eu tinha pensado que tal não seria possível, que não iríamos viver sempre na obscuridade a Oriente, que as mulheres não iriam aceitar a burka, o véu e as vestes compridas eternamente, muito menos a difusão de haréns ou a proibição de uma coisa tão simples, como conduzir um automóvel... Até por caminharem para a supremacia académica em praticamente todo o mundo.

Mas a crónica do Ferreira Fernandes (que aconselho a ler), deitou tudo por terra. A violência e o medo fazem milagres. Se continuarem com esta chacina e nós retaliarmos com orações, lá para 2020 (sem a ironia de FF...), terão o mundo a seus pés...

O óleo é de Mertim Gokal.

2 comentários:

  1. acho que a tua análise, até está correcta.
    vou ler a crónica do Ferreira Fernandes.
    boa semana.
    beijinho
    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. eu nunca vi isto tão de "pernas para o ar", Piedade.

      pensamos que as coisas não podem piorar, mas a vida diz que sim, que não faltam por aí camadas subterrâneas...

      Eliminar