Eu que gosto muito de fotografia (e sempre que dou qualquer passeio farto-me de "disparar"...), sinto que estamos a perder a capacidade de olhar para tudo o que nos rodeia, apenas com os olhos.
Olhamos cada vez mais pela máquina (e mais grave ainda, pelo telemóvel ou pelo tablet..).
Não sei se há alguma possibilidade de se voltar para trás, em esta, como noutras situações verdadeiramente revolucionárias da nossa sociedade, em relação ao conhecimento.
E é tão bom olhar com os olhos...
A ilustração é de Loui Jover.
Também ando sempre com o meu "sabonete" atrás. Mas gosto de olhar as coisas. De as ver ao vivo. E depois de fotografar para um dia mais tarde recordar.
ResponderEliminarUm abraço e uma boa semana
mas não é a mesma coisa, Elvira.
Eliminarsem o "sabonete" vê-se mais...
Esta tendência de olharmos as coisas através da lente faz-nos perder a sensibilidade para captar a sua essência. É importante voltarmos a educar o nosso olhar para conseguir ver sem "moldura". E olhar as coisas é também cheirá-las, contemplá-las, tocá-las )
ResponderEliminaré também isso que penso, "Miss Sorriso".
Eliminarmas vai ser difícil mudar...
E que lindos os olhos da imagem!!Por acaso não sou boa observadora de espaços e coisas. Observo com mais atenção e profundidade comportamentos, atitudes, modos de ser...
ResponderEliminarsomos todos diferentes e todos iguais, Graça. :)
EliminarConcordo e muito. Cada vez mais nos preocupamos com a estética das coisas e deixamos a "substância" para plano secundário. Coisa dos tempos que nos cercam e nos vai formatando, quase inconscientemente.
ResponderEliminarMas escolheste um fotógrafo que domina a técnica e nos dá mais que isso.
sim, é quase impossível voltar atrás, Maré.
Eliminareste tempo isola e escraviza.