Há pessoas que partem e que não nos deixam indiferentes, mesmo que nunca nos tenhamos cruzado pessoalmente com elas, e tenham vivido com a discrição possível (longe dos "holofotes", que acabam por ser uma tentação e perdição para tantos...).
Uma dessas pessoas é o antigo ministro Mariano Gago, que deu um impulso extraordinário ao ensino superior e à investigação científica. Mas não o fez de olhos fechados, pois teve a coragem de combater as universidades e os cursos que não passavam de negócios "fraudulentos".
Infelizmente uma boa parte do seu trabalho foi desperdiçado nos últimos anos. Os nossos melhores jovens com formação superior têm sido forçados a emigrar para outros países, que além de lhe oferecerem melhores condições de trabalho, valorizam a sua qualidade como investigadores.
Quando olhamos à nossa volta e observamos que 80 % (não é exagero...) dos nossos governantes - locais e nacionais -, não só são incompetentes como promovem a mediocridade, só podemos sentir que o desaparecimento de Mariano Gago é uma grande perda para o país.
Absolutamente de acordo, Luís.
ResponderEliminarUm abraço e bom fim de semana
há bons exemplos que perduram, Elvira.
EliminarUma perda muito grande. Um Homem a quem o país deve tanto. De difícil substituição.
ResponderEliminarOs que nos governam subestimaram tudo o que foi feito por Mariano Gago e deixaram sair do país a enorme quantidade de jovens que beneficiaram desse investimento. Será que algum dia recuperamos desta perda?
Um abraço, Luís.
é verdade, quase tudo de bom foi ignorado e abandonado, Graça.
EliminarUm grande senhor da Ciência e da política educativa que deixa um enorme vazio no seu lugar.
ResponderEliminaré verdade, Graça.
Eliminar