terça-feira, março 31, 2015

Alguma Rebeldia é Sempre Salutar


Hoje durante o almoço falámos da falta de sentido crítico da sociedade portuguesa, na forma como se "bebem" todas as notícias e artigos opinião (quase sempre manipulados...).

Lembrei-me da escola, dos problemas que tive com alguns professores, por gostar de fazer perguntas (e isso perturbar o decurso das aulas...).  Ainda há dias estive a almoçar com a minha mãe e ela falou-me que uma amiga, professora da minha sobrinha, fizera queixara dela, também por fazer muitas perguntas...

Não quero dizer que eu estava certo quando estudava, muito menos que que a minha sobrinha está certa. Mas parece-me evidente que faz falta na nossa escola (e até em casa...) estimular a opinião individual, promover o debate entre alunos (pois é eles falam alto e desestabilizam...), fazer com que eles se habituem a pensar pela sua própria cabeça.

Claro que ninguém está muito interessado que isso aconteça, especialmente os políticos, que sempre preferiram "carneiros" dóceis  a "lobos", capazes de "ladrar", e pior, de lhes "morderem" as canelas. Mesmo aqueles que se fingem democratas e de esquerda, como por exemplo os que governam a minha Cidade desde as primeiras eleições autárquicas de 1976....

O óleo é de Emil Popgenchev.

Sem comentários:

Enviar um comentário