segunda-feira, março 30, 2015

Olhar ou Ignorar as "Janelas do Mundo"?


Acho que sim, o nosso olhar nunca está parado no tempo. Muitas vezes, mesmo sem se aperceber, deixa-se "teleguiar" pelas tendências (quase) impostas dos "gurus" de qualquer coisa. 

Mas nem todos aceitam esta constatação. É por isso que há criadores que não têm televisão em casa...

É também por isso que alguns poetas que conheço só lêem prosa. Não querem sofrer nenhum tipo de influência, boa ou má, mesmo dos poetas que amam.

Claro que muitos outros lêem tudo o que lhes apetece, vêm televisão, ouvem rádio, etc. Quando lhes falam em influências, sorriem e dizem-se preparados para absorverem tudo o que o mundo lhes queira dar. 

Sinceramente, não sei quem são os melhores, quem são os piores.

Eu? Limito-me a sorrir a a ler tudo o que me apetece, a ver televisão (até alguns programas de futebol, ninguém é perfeito...), a ouvir alguma rádio sem fazer finca pé por qualquer boa influência que possa aparecer. E se for daquela que surge sem se dar por isso, melhor ainda...

O óleo é de Gary Akers.

2 comentários:

  1. Gosto de ouvir música e de ler. Não gosto muito de TV, mas ainda vou "espreitando"
    alguns programas. Influências? Talvez. Mas eu não sou grande criadora. Quando comecei a escrever, alguém me disse, que só se escreve bem, se se conhece a realidade do que se escreve. Procuro lembrar-me disso, e escrevo sobre realidades que conheço, ou conheci bem. E de resto eu não sou escritora nem nada que se pareça. Por isso leio tudo o que posso sem me preocupar com influências.
    Um abraço

    ResponderEliminar
  2. o melhor mesmo é não nos preocuparmos, Elvira. :)

    ResponderEliminar